Comemorações

Data Magna do Estado de Pernambuco. Você sabe por que é comemorada?

Data Magna de Pernambuco: A comemoração é relativamente nova, existe apenas há 5 anos, mas já começa a despertar a atenção das pessoas. Mas por que se celebra está dia? Bem, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre o nosso povo, as pessoas que lutaram pelo nosso Estado. Pernambuco tem uma parcela de contribuição importante na história do Brasil. E foi para envolver ainda mais a população na vida do Estado, que desde o dia 24 de dezembro de 2007, que a Assembleia Legislativa de Pernambuco, por intermédio da Lei nº 13.386, instituiu que o Estado teria uma Data Magna, e que ela seria comemorada em 06 de março, dia da Revolução Pernambucana de 1817. O Projeto de Lei tem como objetivo evocar e homenagear os heróis da Revolução, proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua história e reafirmar o amor pelo seu Estado.

Sobre a Revolução – A Revolução Pernambucana de 1817 foi deflagrada no dia 6 de março e é um marco da luta contra a opressão da Corte Portuguesa. Este movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e de Frei Caneca. Eles instalaram um governo provisório que tinha como propostas a proclamação da República, a extinção de impostos abusivos e a elaboração de uma Constituição para garantir direitos aos cidadãos, tais como: a igualdade de todos perante a lei, a liberdade religiosa e a de imprensa.

Com essas propostas, a Revolução conseguiu reunir representantes dos mais variados segmentos da sociedade, inclusive populares que também desejavam a emancipação política e a implantação de um governo republicano. A iniciativa fez com que a sociedade pernambucana, por aproximadamente dois meses, conhecesse uma nova realidade política.

Passado esse período, a Corte Portuguesa sufocou o movimento. Cercou a cidade do Recife por terra e mar, o que resultou na prisão e morte dos líderes da Revolução. A luta, entretanto, não foi em vão. Cinco anos depois foi proclamada a independência do Brasil.

Como a data foi escolhida? A data foi escolhida entre cinco momentos históricos sugeridos pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano: 13 de janeiro (data da execução de Frei Caneca); 27 de janeiro (Restauração Pernambucana); 6 de março (Revolução Constitucionalista de 1817); 5 de outubro (Convenção de Beberibe) e 10 de novembro (Proclamação da República no Senado de Olinda). A eleição foi realizada por meio de uma pesquisa popular disponibilizada nos meios de comunicação: internet, rádios do interior do Estado, urnas e um canal interativo. Todo processo foi acompanhado pela Associação das Empresas de Radiofusão de Pernambuco.

Com informações da Fundação Joaquim Nabuco

10 Comentários

  1. EudaJose Paulo
    Postado em 7 de março de 2012 às 12:08

    Parabéns por enviar conteudos tão importantes.

    muito agradecida.

    • Bloguito
      Postado em 13 de março de 2012 às 2:10

      Olá Euda, é um prazer elaborar um conteúdo informativo para vocês. Em breve vamos trazer muito mais conteúdos interessantes. 🙂

  2. Eulina Monteiro dos Santos Maciel
    Postado em 7 de março de 2012 às 14:33

    Foi bom este informativo sobre a carta magna a importancia desta data 06 de março principalmente a importancia para pernambuco, poucas pessoas sabe disso. Parabens

    • Bloguito
      Postado em 13 de março de 2012 às 2:09

      Olá Eulina, que bom que você gostou do nosso material sobre a Data Magna. O nosso objetivo é trazer cada vez mais informações relevantes para os nossos leitores. A sua opinião foi muito importante para nós. Participe sempre! 🙂

  3. altaneia figueiredo costa
    Postado em 10 de março de 2012 às 23:40

    Muito esclarecedor. Parabéns!

    • Bloguito
      Postado em 13 de março de 2012 às 2:06

      Olá Altaneia, que bom que gostou. Vamos trazer sempre informações sobre datas importantes para a nossa cidade, estado ou país. Mande também sugestões sempre que tiver.

  4. Postado em 21 de abril de 2014 às 16:04

    E MUITO BOM COM ESTUDOSBRICADEIRAS COMIDAS

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:47

      Que bom que você gosta do nosso blog!

  5. Luziana Carvalho
    Postado em 5 de março de 2017 às 17:46

    Senhor

    Faltou informar o(a) autor(a) do Projeto de Lei.
    Att,
    Luziana Carvalho

    • Bloguito
      Postado em 6 de março de 2017 às 16:45

      Olá Luziana, vamos complementar essa informação. 🙂

Postar um comentário

*
*