Curiosidades

De onde vem tanto suor?

Involuntariamente, nosso corpo mantém-se em equilíbrio, a uma temperatura de 36,5 graus. Se algo acontece e desestabiliza esta temperatura, prontamente, nosso cérebro ordena a função sudorípara, ou seja, suamos! Tudo isso orquestrado pelo cérebro, que envia mensagem às nossas glândulas sudoríparas que entram em ação! Por isso suamos, no rosto, na barriga, nas axilas, nos pés, nas mãos, enfim, em todos os lugares.

Basicamente, a função do suor é equilibrar a temperatura do corpo. Por isso, se estamos em um ambiente mais quente, fazendo atividade física que requer mais energia (calor), começamos a suar por todos os poros. E ficamos com a sensação de estar com o corpo geladinho.

Caso não se reponha o que foi perdido, desestabilizamos o organismo e podemos passar mal. E o que ocorre? Entre outras coisas, ficamos desidratados. E eliminamos junto, alguns nutrientes como sais minerais: sal, ferro, zinco, cromo, magnésio, potássio, entre outros.

Daí a necessidade de repor líquidos tomando bastante água. Um atleta, por exemplo, pode perder cerca de dois litros de água. Se ele não repõe, pode até desmaiar. Sem água, nosso corpo e todas as funções vitais ficam totalmente desreguladas.

A quantidade de suor varia de pessoa a pessoa. Por isso, atenção, se acha que sua demais, além da conta, melhor consultar um médico, pois você pode estar sofrendo de Hiperidrose, que é um distúrbio nas glândulas sudoríparas.

Postar um comentário

*
*