Curiosidades

Dia 31 de outubro, Dia do Saci

layout_facebook_141028_1
Que tal um Halloween com cara de Brasil? É que no dia 31 de outubro é celebrado o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro que ficou famoso ao participar das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

Saltando de um lado para o outro, com a touca vermelha, segurando seu cachimbo e, é claro, fazendo muitas travessuras, o Saci, personagem criado pelo imaginário popular, faz sucesso com as crianças.

Por ser um personagem folclórico, em cada região do país ele tem uma característica específica. Entretanto, há algumas que todos concordam: ele vive livremente nas matas, gosta de aparecer de repente assustando as pessoas, é negro, pequeno e possui apenas uma perna, usa um capuz vermelho e um cachimbo, adora assoviar, ficar invisível e fazer travessuras, além de gira em torno de si feito um pião provocando redemoinhos.

Algumas pessoas que querem preservar a figura do Saci criaram a SoSaci – Sociedade dos Observadores de Sacis e também instituíram o dia 31 de outubro como sendo o Dia do Saci, para ter uma data nacional que contraponha ao Dia das Bruxas, que faz parte da cultura norte-americana.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o Saci basta acessar uma entrevista que fizemos com ele aqui no Bloguito. Ela fez o maior sucesso! Clique aqui!

Postar um comentário

*
*