Dicas de Leitura

Dia das Crianças: livro como dica de presente

E como esta é uma semana de muita alegria que antecede o Dia das Crianças, a gente tem algumas dicas de leitura e de presentes que podem ser bem educativos e divertidos.

Para começar, já que falamos das frutas e seus benefícios, a dica é o livro Salada de Frutas, de Marcelo R. L. Oliveira, ilustrado por Marcia Franco. Trata-se de uma deliciosa coleção de poemas que faz uma divertida salada com nomes de frutas. Incentiva a criatividade com humor e imaginação. Leva o leitor a conhecer as frutas e a grafia de seus nomes.Como atividade paralela, você pode ainda brincar com a garotada, incentivando a pesquisar sobre as frutas da época, cores, origem geográfica e valor nutricional. Dá até para confeccionar cartazes com desenhos das frutas ou modelar os formatos das frutas com argila.

Uma leitura bem agradável e com diversão garantida é o livro Festa de Criança, de Luis Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes do humor de nossa literatura. A obra apresenta as travessuras e o olhar inusitado das crianças (que tanto desconcentra os adultos) em histórias que nos levam muito além do riso. São 36 histórias que mostram, com muito humor, que a vida pode ser uma grande festa. Você vai rir até dizer chega com as travessuras das crianças e os apuros dos adultos.

Por último, a sugestão é O Livro dos Grandes Direitos das Crianças, escrito por Marcelo Lourenço e ilustrado por Hiro Kawahara, e traz 40 direitos de forma descontraída. Toda criança tem o direito de brincar como uma criança, de ter curiosidade sobre tudo, de brincar de faz de conta, de ter um anjo da guarda, de sonhar o que quiser ser quando crescer, de acampar no meio do quarto e de ser levada a sério por qualquer adulto. Com leveza e humor, os 40 artigos que compõem esta obra garantem os direitos que toda criança tem de ser feliz! Os direitos apresentados neste livro não constam da Declaração dos Direitos da Criança formulado pelas Nações Unidas, mas deveriam.

Afinal, toda criança precisa ter os seus direitos preservados e cabe aos adultos fazê-lo. Os autores deste livro propõem uma interessante reflexão sobre a importância de uma infância saudável para o futuro de toda criança.

Postar um comentário

*
*