Comemorações Curiosidades

Dia de Comemorar e colocar a mão na massa

No dia 10 de julho comemoramos o Dia da Pizza, e nada melhor do que reunir a família e saborear um delicioso disco italiano. Mas, aí você pergunta, qual a origem desta data? Ela é comemorada desde 1985 e foi instituída pelo então secretário de Turismo de são Paulo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, Caio escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

Dizem que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” que os hebreus e egípcios consumiam. Se parecia com o pão sírio – aquele do sanduíche beirutinho –,  e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza.

Sua fama se espalhou durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita. Ela chegou aos EUA, assim como ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, essa famosa delícia está em qualquer lugar das cidades.

Mas, a massa de pizza é uma boa fonte de carboidrato (principal nutriente fornecedor de energia), essencial para que você possa desempenhar suas atividades diárias com disposição. As calorias podem estourar por conta da cobertura, geralmente rica em gordura, portanto, deve-se prestar bastante atenção na hora de fazer a escolha. Por isso, sabendo escolher os complementos mais saudáveis, você até pode trazer alguns benefícios para a saúde.

Agora que você já está mais sabido e conhece um pouco da história dessa delícia, que tal ir para a cozinha junto com um adulto e preparar o jantar deste sábado? Uma boa opção é usar pão sírio, que é bem simples e gostoso. Coloque pão sírio na forma de pizza, passe um pouco de molho de tomate por cima, forre com queijo mussarela, e coloque umas rodelas de tomate por cima. Para ficar mais gostoso, você pode usar ingredientes ao seu gosto: peito de peru, presunto, palmito, rúcula, manjericão, etc.

Algumas coberturas são tidas como tradicionais, sendo elas (respeitando seus nomes italianos): Marinara (Napolitana) – tomate, azeite de oliva, orégano e alho; Margherita –  tomate, azeite de oliva, mussarela e manjericão; Ripieno (Calzone), uma pizza recheada: ricota, mozzarella especial, azeite de oliva e salame; Formaggio e Pomodoro – tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.

 

Postar um comentário

*
*