Comemorações

Dia de comemorar e preservar o meio ambiente

Essa semana (05/06) comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. O dia foi escolhido como uma forma de chamar atenção das pessoas para os problemas ambientais e a necessidade de se preservar os recursos naturais.

Mas, por que ter uma data para falar do meio ambiente? Ao contrário do que parece, os recursos da natureza não são inesgotáveis e precisamos aproveitar a ocasião para alertar e conscientizar as pessoas. Afinal, apesar da data ter sido criada e muito se falar no assunto, ainda é preciso fazer muito pelo nosso planeta, que vem sendo devastado e depredado pelas ações do homem.

É certo que queremos um mundo melhor para as futuras gerações, aos nossos filhos e os filhos dos nosso filhos… Parece difícil falar, mas há maneiras simples da gente em casa ou na escola e fazer a nossa parte. Como? Simples. Economizando água e energia e evitando hábitos consumistas: comprando menos, geramos menos lixo, menos energia, gastamos menos água.

Para começar, podemos evitar o desperdício de alimentos, comprando apenas o necessário para não ser jogado fora, olhando o prazo de validade. Antes de comprar mais, pense se realmente precisa daquilo. Durante o banho, feche o chuveiro para se ensaboar e lavar o cabelo. Ao lavar os pratos, evite deixar a torneira aberta.

Quer outra forma fácil de ajudar o planeta? Ao fazer o lixo seletivo, facilitamos a reciclagem, reutilizamos e descartamos menos. Quando for trabalhar, passear ou ir para a escola, faculdade, evite usar copos descartáveis, leve consigo uma garrafinha ou copo próprio. E se não for possível evitar, tente utilizar o mesmo copo descartável ao longo da manhã, da tarde ou do dia. Imprima apenas se for imprescindível, e reutilize o papel como rascunho ou reaproveite os dois lados. Depois, jogue numa caixa onde possa ser doada a instituições que farão a reciclagem e darão o destino certo para cada coisa. Viu como é simples fazer a nossa parte?

Postar um comentário

*
*