Comemorações

Dia de comer, se deliciar e comemorar com cacau e chocolate

layout_facebook_150324_2

E esta semana, no dia 26, é comemorado o Dia do Cacau. Para quem não sabe, o cacau é a fruta que dá origem ao idolatrado chocolate, cuja data também se comemora o Dia do Chocolate. Fruto do cacaueiro, que pode atingir cerca de seis metros, do cacau também é feito suco, geleia, sorvete, entre outros.

A origem desta fruta é na América Central, onde era considerada divina. Reza a lenda que os humanos foram presenteados pelo deus asteca Quetzalcóatl resolveu com uma semente que aliviaria o cansaço, repondo energias. E com isso, deu-lhes a semente do cacau. A fruta é cercada de religiosidade. Os astecas preparavam com o cacau, uma bebida que era tomada em taças de ouro, que era preparado pelos sacerdotes em cerimonias religiosas.

Aqui no Brasil o cultivo começou no século XVII, primeiramente na Província do Grão Pará e depois na Bahia. Hoje as principais cidades onde é produzido são Ilheus e Itabuna. Sendo o Brasil o quinto produtor mundial, ficando atrás de países como Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.

A data foi criada através de um projeto de lei do deputado Athayde Armani, para que se discuta soluções para os cacaueiros da Bahia e Espírito Santo.

E se você é uma pessoa que gosta tanto de chocolate, que tal conhecer lugares com rotas turísticas com sabores diversos? Pois é, há um circuito baiano pelas cidades de Ilheus, Itacaré, Una, Uruçuca e Canavieiras, batizados de Caminhos do Cacau I e II.

Já no Sudeste, em Campos do Jordão, interior de São Paulo, há também opção para os chocólatras de plantão. Além de Gramado, claro, no Rio Grande do Sul, que realiza, até o dia 05 de abril, o Festival do Chocolate.

Postar um comentário

*
*