Comemorações

Dia do veterinário: um médico que tem amor aos bichos

Muitas vezes as crianças dizem que querem ser veterinárias quando crescerem. Tudo isso porque tem amor aos bichinhos. Alguns, no decorrer da vida, mudam de plano, mas outros gostam tanto de animais que terminam se formando em medicina veterinária, a profissão que é responsável por cuidar da saúde, bem estar, e higiene de todos os animais, sejam eles domésticos ou não.

Essa profissão é tão importante que tem até uma data especial para ela: 09 de setembro. Ser veterinário que exige muita dedicação! Pois independente do dia e hora, são eles que estão sempre prontos para cuidar do nosso melhor amigo. E o principal, entender e cuidar do que o animal tem, só com as explicações do dono.

E não pense que essa profissão é recente. Pessoas se dedicam a tratar de animais desde os tempos antigos, quando começaram a domesticá-los. A prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C. na Babilônia e no Egito. Porém, segundo alguns registros encontrados, remonta a 4000 a.C. O Código de Hammurabi, o mais completo conjunto de leis existente, que se encontra hoje no Museu do Louvre francês, desenvolvido durante o reinado de Hammurabi (que viveu entre 1792 e 1750 a.C.) na primeira dinastia da Babilônia, já continha normas sobre atribuições e remuneração dos “médicos de animais”.

Na Europa, a história da veterinária parece estar sempre ligada àqueles que tratavam os cavalos ou o gado. Os gregos antigos tinham uma classe de médicos, chamada de “doutores de cavalos” e a tradução em latim para a especialidade era veterinarius. Os primeiros registros sobre a prática da medicina animal na Grécia são do século VI a.C., quando as pessoas que exerciam essa função – chamados de hippiatros (hipiatras, os especialistas da medicina veterinária que tratam dos cavalos) – tinham um cargo público. As escolas de veterinária surgiram na Europa no meio do século XVIII, em países como Áustria, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polônia, Rússia e Suécia.

No Brasil existem escolas de medicina veterinária desde 1910, mas a profissão só foi regularizada em 1933 pelo então presidente Getúlio argas.

Postar um comentário

*
*