Comemorações

Dia Mundial do Meio Ambiente. O que faremos para um mundo melhor?

No próximo dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), que tinha como tema principal o meio ambiente.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

Infelizmente, depois de 38 anos pouca coisa mudou. O meio ambiente está sofrendo várias transformações. O clima “está louco”, como costumamos dizer. Ou é muita neve, ou é muita chuva, ou é muito sol e seca. O Planeta Terra está pedindo socorro e temos que agir!

Mas como podemos fazer isso? É simples. Pequenos gestos já vão fazer uma grande diferença. Um deles pode ser feito na cozinha de sua casa. Você recicla o óleo de cozinha? Pois, é! Poucas pessoas pensam nisso, mas jogar o óleo que está na panela pelo ralo da pia é prejudicial ao meio ambiente. E o que fazer? A melhor solução é a reciclagem, pois o óleo usado pode se transformar em sabão! Após utilizar o óleo, deixo esfriar e em seguida coloque-o dentro de uma garrafa de refrigerante do tipo PET.

A etapa seguinte é ligar para uma entidade que recolhe o produto. No Recife a empresa Disque Óleo Vegetal Usado faz esse trabalho. Basta ligar para o número (81) 3227.2187 e falar com André Montarroios. A Disque Óleo também trabalha em outros Estados. Para saber mais acesse www.disqueoleo.com.br. Caso na sua cidade não tenha nenhuma empresa que faça esse tipo de serviço, coloque a garrafa pet com o óleo em um tonel de lixo reciclável.

O problema – Se o óleo chegar a um lixão e escorrer pela área pode impermeabilizar o solo e contaminar a água de lençóis freáticos. Já o óleo jogado no ralo da pia causa outro transtorno: a gordura se solidifica nos canos e causa o entupimento de esgotos. O assunto é tão grave, que só para você ter uma ideia, 40% dos entupimentos de esgoto de rua em São Paulo corresponde a gordura do óleo. O resultado desse nosso descuido, infelizmente, nós vemos em dias de chuva: ruas alagadas.

Com informações do site: Brasil Escola

Mais sobre Meio Ambiente: Vale a pena assistir o depoimento de Severn Suzuki, representante da Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente, durante a ECO 92 – Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Clique aqui para assistir

 

Postar um comentário

*
*