Comemorações

Dia Nacional da Matemática

Você sabia que dia 06 de maio é Dia Nacional da Matemática? Mas, e Matemática tem Dia também? Tem! Essa data especial foi instituída pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, e é uma homenagem ao nascimento do primeiro brasileiro que tentou simplificar a matemática, o escritor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan – pesudonimo que adotou para escrever suas histórias.

A SBEM criou essa data com o intuito de promover em todo o Brasil a realização de eventos comemorativos, suas possíveis relações com outras ciências e fazer as crianças discutirem a sua importância. O objetivo da data é difundir a ciência que para muitos é difícil, mas tão necessária em nosso dia-a-dia, afinal a matemática está em tudo, até naquela receita de bolo gostosa que a vovó faz. A comemoração só mostra que essa ciência não é nada chata e seu aprendizado pode ser divertido.

Para quem não conhece, Malba Tahan foi um professor de Matemática e escritor muito criativo que adorava elaborar enigmas em sala de aula para iniciar suas explicações. Suas histórias eram recheadas de aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Uma de suas obras mais conhecidas é O Homem que Calculava, que conta as aventuras de Beremis, um árabe que gostava de resolver os problemas da vida com soluções matemáticas. Os números e as propriedades numéricas eram, para ele, como seres vivos. Ele dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas.

Malba Tahan nasceu no Rio de Janeiro em 1895 e morreu aos 79 anos, em 1974, no Recife. Ele dizia que “o professor de Matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo”. Também não dava notas “zero” nem reprovava seus alunos. “Por que dar zero se há tantos outros números?”.

Agora que você já sabe tudo sobre essa data, que tal começar a pesquisar mais sobre a matemática, sua história e sua origem, e descobrir que pode ser divertido aprender?

Postar um comentário

*
*