Dicas de Leitura

Preparamos aqui uma lista de indicações de livros. ( sempre atualizada)
Nela, você encontra os últimos lançamentos de livros, os mais vendidos, livros infantis, de literatura e muitos outros.
A nosa dica também traz resumos de obras, citações e até sites que podem ser uma boa fonte de leitura.

Entrevista de Natal: Conversamos com Papai Noel

Ele trabalha o ano todo e só aparece na noite de Natal. Gorducho, de barba branca e vestes vermelhas, o bom velhinho é muito esperado pelas crianças do mundo inteiro nesta época do ano.É ele, o Papai Noel. Mas em cada lugar ele é chamado por um nome diferente, de acordo com o país. Ele é conhecido por Santa Claus, Father Christmas, Nikolaus, Julemanden, Baboushka, Pai Natal, Perè Noel, Babbo Natale, Joulupukki, Sinterklaas e tantos outros. Como é muito difícil conversar com ele, o Varejito conseguiu uma brechinha na agenda dele, exclusivamente, para os leitores do nosso bloguito. Confira a entrevista.

Varejito – Papai Noel, obrigado por ter vindo aqui conversar conosco e dispor de seu valioso tempo. E, afinal, a gente quer saber, onde é que o senhor mora?

Papai Noel – Olhe Varejito, eu moro em uma casa no Polo Norte, ao lado da Mamãe Noel. Lá é a terra de neve eterna. Depois, eu vou circulando pelo mundo todo para entregar os presentes das crianças.

Varejito – E como é que o senhor consegue sozinho fabricar tantos presentes?

Papai Noel – Na verdade, eu não trabalho sozinho. Conto com a ajuda de centenas de elfos mágicos que trabalham comigo o ano todo, na fábrica de presentes.

Varejito – Agora conta pra nossos leitores, como é o critério para a gente ganhar presente? Quero saber, pois também quero ganhar!

Papai Noel – Ah não é assim não, Varejito. Você se comportou direitinho o ano todo? Na verdade, juntos fazemos uma avaliação pelo mundo e montamos uma lista de presentes, com as cartinhas que chegam. Daí eu tenho uma equipe de duendes que investiga quais destas crianças se comportaram bem. Algumas ganham doces, outras os presentinhos e brinquedos solicitados.

Varejito – E como é que é feita a entrega de tantos presentes?

Papai Noel – Olha, essa é a parte mais difícil. Mas eu tenho ajuda das minhas renas mágicas, que puxam o trenó e que são as únicas voadoras. São nove renas: Rodolfo (que tem o nariz vermelho), Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. Mas olha só, Varejito, a conversa está muito boa, aqui está muito quente e preciso correr para terminar de embalar os presentes e colar as etiquetas que irão para cada criança. E quanto ao seu presente, espere e verá se foi agraciado! Desejo a você a todos os seus leitores, um Feliz Natal, Varejito, Ho, Ho, Ho!

Meus avós são a maior diversão

Foi o tempo em que as avós eram senhorinhas de cabelos grisalhos e que andavam com passos lentos por dentro de casa. Faziam doces e contavam histórias para os netos após o almoço de domingo. E os vovôs eram senhores sérios, que impunha respeito, mas tudo com um toque de carinho.

Hoje, eles continuam meigos, carinhosos, mas são ativos e participam do dia a dia dos netos. Com as mudanças na sociedade, os avós deixaram de ser coadjuvantes e se tornaram peças fundamentais na rotina das crianças. Muitos moram junto com os netos. 

E não é apenas nas tarefas mais rotineiras, como pegar e levar o neto na escola, que os avós estão presentes. Hoje eles jogam vídeo game, compartilham e comentam fotos no Facebook e assistem filmes infantis com a maior alegria.

Então, para garantir a diversão dessa turminha que passa o dia junto, vamos propor algumas brincadeiras para serem feitas entre os avós e os netos, no dia dos avós, que se comemora no dia 26 de julho:

1 – Que tal aproveitar uma tarde com o neto para contar a ele como foi a sua infância, e o melhor, propor a ele brincadeiras da época em que você era criança. Assim ele vai descobrir que a vovó e o vovô já foram do tamanho dele e que também se divertiam muito.

2 – Apesar dos avós terem que impor limites, dentro do que foi acordado com os pais, eles também são responsáveis por deixar a criança mais à vontade. Um piquenique só de gostosuras pode ser uma boa ideia.

3 –  Faça um campeonato de videogame. E seja uma das participantes ativas. Os netos vão sentir maior orgulho de ter a vovó e o vovô jogando de igual para igual com eles.

4 – Tire uma tarde para ler com as crianças. Incentive o hábito da leitura. Sente no sofá com os seus netos em volta e conte histórias e mais história. Eles vão adorar!

Um ponto importante. Como estamos ainda na pandemia e se as crianças não moram com os avós, é possível fazer muitas dessas atividades de forma remota. Pais, filhos e netos, todos juntos em uma atividade virtual também é bem divertido!. 

Além dessas atividades propostas, quais brincadeiras vocês fazem com os seus netos? Contem para a gente! =)

Abril, um mês importante na história do Brasil

O mês de abril é muito especial para a história do Brasil. Você sabe por quê? Porque temos três datas muito importantes. No dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. Os primeiros habitantes do país precisam de um dia só deles, para que suas crenças, hábitos e cultura não sejam esquecidos com o crescimento das cidades. É nesse dia, que eles ecoam suas vozes além de suas tribos. 

Mas como vive um índio hoje? Existe um site muito interessante, chamado Índio Educa (www.indioeduca.org), que tem o compromisso de levar até você a verdadeira história e cultura dos povos indígenas através das mais variadas formas, especialmente via internet. No site tem vídeos, fotos, matérias e um canal multimídia. E o mais legal, ele é todo feito por índios. 

Seguindo o calendário, temos o dia 21 de abril, que é o Dia de Tiradentes. Para conhecer um pouco mais sobre essa fase da história, a nossa sugestão, é visitar o Museu da Inconfidência, localizado em Ouro Preto, no prédio onde funcionou a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica (antiga capital da região).

A terceira, e última data importante do mês, é comemorada no dia 22 de abril, que é o Dia do Descobrimento do Brasil! Neste dia, no ano de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A história, todos nós sabemos, não é verdade? Mas uma sugestão é ver o vídeo abaixo com o seu filho. Por ter uma linguagem fácil e objetiva, ele pode ajudar muito no aprendizado.

Você imaginava que abril seria tão importante para o Brasil?

Mulheres que fizeram história na literatura

O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante, não apenas para as mulheres, mas para o mundo. Esta data marca mais de um século de movimentos pela emancipação das mulheres. Foi nesse dia, em 1857, que operárias fizeram marcha em Nova York por redução da jornada e igualdade salarial entre homens e mulheres. Parte dos relatos dá conta de que elas foram trancadas e queimadas após o movimento. Em 1917, na mesma data, trabalhadoras de Petrogrado fizeram greve às vésperas da Revolução Russa. Oito de março, portanto, é um dia que não pode ser passado em branco. 

E para homenagear as mulheres brasileiras, vamos falar um pouco sobre escritoras que fizeram história na nossa literatura. E o melhor, os livros delas, assim como de outras autoras estão com desconto neste mês de março. Comprando à vista você tem 15% de desconto e no cartão, que pode ser parcelado, o desconto é de 10%. As compras devem ser realizadas em nossa loja física ou pelo WhastApp (81 99644.1943). É nossa forma de valorizar e celebrar a luta das mulheres pela igualdade nos mais diversos setores da sociedade. A promoção é válida até o dia 31/03/2021. Então, vamos conhecer as autoras?

A cearense Raquel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. E em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa.

Cecília Meireles, carioca da Tijuca, é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

Clarice Lispector, nascida Haia Pinkhasovna Lispector, foi uma escritora e jornalista brasileira, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Em dezembro de 1943, publicou seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, escrito quando tinha 19 anos. A obra de Clarice ultrapassa qualquer tentativa de classificação. A escritora e filósofa francesa Hélène Cixous vai ao ponto de dizer que há uma literatura brasileira A.C. (Antes da Clarice) e D.C. (Depois da Clarice).

A escritora Ruth Rocha é paulista e começou a escrever em 1967, para a revista Claudia, artigos sobre educação. Participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras histórias publicadas a partir de 1969. “Romeu e Julieta”, “Meu Amigo Ventinho”, “Catapimba e Sua Turma”, “O Dono da Bola”, “Teresinha e Gabriela” estão entre seus primeiros textos de ficção. Ainda na Abril, foi editora, redatora e diretora da Divisão de Infanto-Juvenis. Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e desde então já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.

E você, quais autoras gosta de ler? Conta para a gente.

Sete curiosidades sobre a virada de ano

Falta pouco para o mundo todo celebrar o ano novo. E em cada canto do planeta a chegada de 2021 será comemorada de uma forma diferente, pois cada cultura festeja de uma maneira bem particular. Hoje vamos descobrir 11 curiosidades sobre a virada do ano. Por que será que usamos branco? Qual o primeiro país que vai chegar em 2021? Tem até lugar no mundo que a virada de ano novo não é no dia 31 de dezembro! 

O primeiro país que celebra o ano novo

Celebrar o ano novo primeiro que todo mundo depende, basicamente, do famoso fuso horário. E ele chega primeiro na cidade russa de Uelen, na fria região da Sibéria. Ela está localizada no extremo leste da Rússia, junto ao Estreito de Bering, que divide a Ásia da América do Norte. As ilhas do oceano Pacífico também são conhecidas por receberem o ano novo antes de muitos países e é por isso que milhares de turistas chegam às ilhas para comemorar a chegada do novo ano por lá.

Japão: 108 badaladas para celebrar o ano novo

Se você estivesse no Japão no dia último dia do ano, ao invés de escutar os pipocos dos fogos, você iria presenciar as 108 badaladas do ritual budista Joya no Kane. No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada pelos japoneses são as 107 badaladas do sino (a 108 badalada ocorre exatamente à meia noite, momento exato da virada do ano). 

Quando foi comemorado o primeiro Réveillon?

O Réveillon é uma festa comemorada no mundo todo. Mas quando foi mesmo que essa tradição surgiu? Segundo os historiadores, a primeira comemoração de Ano Novo ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 antes de Cristo. Ou seja, o Réveillon é mais antigo do que o nosso calendário. É como diz o ditado: essa festa existe “desde que o mundo é mundo”. 

Rituais do ano novo que trazer sorte

Que tal começar o Ano Novo com pé direito… literalmente? Pois é, dizem que para dar sorte, assim que faltar alguns segundos para a meia noite, pule de um pé só, com o pé direito, para tudo acontecer da maneira certa. Tem também a cor da roupa. Por isso, para garantir seus objetivos veja o significado de algumas cores: vermelho – representa a paixão; rosa – o amor; verde – a esperança; azul – a tranquilidade; amarelo ou dourado – o dinheiro e a prosperidade; laranja – a criatividade e a ousadia; violeta, roxo ou lilás – a intuição; prata – as emoções. 

Por que vestimos branco na festa de Ano Novo?

Os supersticiosos garantem que o amarelo ou dourado atrai dinheiro, o vermelho atrai a paixão, o azul chama tranquilidade e o verde, a esperança. As opções são muitas, mas tem uma cor que é quase unanimidade na festa de Ano Novo: o branco. Mas você sabe como teve início essa tradição? Ok, o branco representa paz e todo mundo deseja isso.

Superstições e simpatias para o Ano Novo

Todo mundo tem alguma superstição na virada do ano, não é verdade? Queremos saúde, dinheiro, amor, felicidade…são tantos desejos! Tem quem coma uvas, outras sementes de romã, quem está na praia pula sete ondas. Tudo em busca de um ano novo feliz. Para ajudar a você a atrair sorte em 2021, juntamos as famosas superstições, que prometem muitas coisas boas para quem as fizer na noite de 31 de dezembro. Então, junte a sua família, escolha qual superstição vai fazer e FELIZ ANO NOVO!!

Nem todo ano novo começa no dia 01 de janeiro

Pode parecer estranho, mas nem todos os povos celebram o início de um ano novo na mesma data. Isso é possível pois cada país tem sua cultura e costumes – principalmente religiosos. Um exemplo são os islâmicos. Eles celebram o ano novo em meados de maio, no aniversário da Hégira (em árabe, “emigração”). Lá, o Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, quando o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina. Na Ásia, diversas nações adotam o calendário chinês, que é um dos mais antigos registros cronológicos que se tem na história. Esse calendário utiliza tanto o sol quanto a lua para medir o tempo, por isso ele é considerado lunissolar. Cada ano possui doze lunações, acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), é acrescentada a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente, duas lunações.

Esperamos que tenham gostado dessa nossa seleção sobre a virada do ano. Mas para resumir tudo, não importa a cor da sua roupa, quais e quantas superstições você tem no réveillon, se vai ser a primeira cidade ou a última a ganhar o ano novo, de um jeito ou de outro, o importante é se divertir e fazer tudo com muito bom humor e fé. Acreditar que tudo se renova e nunca perder as esperanças é o fundamental. Faça seus rituais e boa sorte. Feliz Ano Novo!

Voltamos!

O sentimento é de alegria. Também é de renovação. persistência e resiliência. Todas as mudanças que aconteceram no mundo nos últimos 8 meses também nos fizeram mudar. Vocês devem ter notado, claro, nós paramos de enviar a newsletter do Bloguito semanalmente nesse período. Mas hoje podemos dizer bem alto: VOLTAMOS!

E, como todo mundo que passa por transformações, nós também nos reinventamos. Vamos trazer conteúdos atuais, que vão ajudar pais, filhos e professores no dia a dia da escola ou até mesmo na vida em família. Mas as mudanças não estão apenas aqui, onde estaremos mais pertinho a partir de agora. O Varejão do Estudante, a única livraria no Brasil especializada em livros didáticos e paradidáticos, também mudou e hoje está de cara nova, em um espaço amplo, com novos serviços (atendimento por WhatsApp, reserva de livros, segurança, higienização frequente dos espaços, atendimento na área externa e com a modalidade compre no site e pegue na loja), além de reforçar o sistema de entrega para todo Brasil.

Ainda estamos vivendo dias difíceis, mas estamos aqui ao seu lado para tornar alguns momentos da sua semana mais divertida, com conteúdos criativos, cheios de curiosidades e leves.

Quem bom estar de volta. Que bom ter você pertinho da gente, aí do outro lado da tela.

A origem da tradição das festas juninas no Brasil

Pamonha, canjica, pé de moleque, milho assado na fogueira e muito forró. (mais…)

06 de Dezembro: Dia do Papai Noel

Você sabia que Papai Noel também tem uma data especial para ele? Ela é pouco fala, mas o dia 06 de Dezembro é comemorado o Dia do Papai Noel! Mas por que essa data? Porque neste dia é celebrado o Dia de São Nicolau, um arcebispo que costumava ajudar os pobres e necessitados de sua cidade, colocando moedas de ouro nas chaminés das casas durante toda época de Natal.

Mas como a história de São Nicolau se misturou a de Papai Noel? Bem, foi na Alemanha que a imagem do Santo se tornou um símbolo Natalino e se espalhou para o mundo todo, e foi nesse momento que surgiu o Papai Noel.

No entanto, o Papai Noel que conhecemos é bem diferente de São Nicolau. Ele é caracterizado como um senhor gorducho, bem alegre e de longas barbas brancas, que usa casaco e calças vermelhas e cintos e botas pretas. Essa figura Natalina se tornou popular dos Estados Unidos e Canadá e desde então é reforçado pelas propagandas, filmes e desenhos.

capa do livro "Papai Noel um velhinho de muitos nomes"

E para entrar no clima, a nossa dica de livro Papai Noel um velhinho de muitos nomes. O livro fala sobre o dia em que as crianças brincam de faz-de-conta com os adultos, recebem respostas a cartas malucas, ganham presentes, comem iguarias em torno de uma árvore mágica e enfeitada – os adultos às vezes não se dão conta, mas o Natal continua a ser um dos momentos mais aguardados do ano. Tatiana Belinky, Marcelo Coelho, Maria Rita Kehl, Lilia M. Schwarcz, Lalau, Otavio Frias Filho e Heloisa Prieto (em parceria com Lucas Nemeth, seu filho) mostram até que ponto isso é verdade.

Trinta anos da Constituição Brasileira

Essa semana, no próximo dia 5, é uma data especial: comemoramos os 30 anos da promulgação da nossa atual Constituição Brasileira. A mesma levou 20 meses para ser finalizada e teve a participação ativa do povo através de abaixo-assinados. Liderada pelos sindicatos de classe, entidades religiosas e diversos setores da sociedade, a Constituição deu à classe trabalhadora direitos como licença maternidade de 120 dias, redução da jornada semanal de trabalho de 48 para 44 horas, direito à greve, abono de 1/3 de férias e o 13º Salário para os aposentados.

Afinal, o que é a Constituição Brasileira? Nada mais é do que um conjunto de leis e regras de um país ou instituição e ela regula o funcionamento e dá direitos e deveres aos cidadãos. O texto da Constituição foi bastante extenso e detalhado e gerou mudanças bem democráticas. Entre elas podemos citar: a exemplo do direito de voto aos analfabetos e o facultativo aos jovens entre 16 e 18 anos. Ela foi a primeira constituição após o fim da ditadura militar.

A obra Entre Neste Livro – A Constituição, conta sobre dois garotos que entram neste livro e fazem uma amiga: a Constituição brasileira. Ela lhes conta tudo sobre leis, igualdade, preservação da natureza e muito mais.

Dia de parabenizar o nutricionista

No dia 31 de agosto é dia de parabenizar o nutricionista pelo seu dia. A data foi criada em 1949, pela Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e alimentação do brasileiro. Afinal, o nutricionista serve só para quem quer fazer dieta para emagrecer ou está com algum problema?

Não! É um profissional muito importante em nossa vida. O nutricionista pode atuar em restaurantes, hospitais, escolas, clínicas públicas e privadas, academias, entre tantos outros lugares. Ele é o responsável por balancear alimentação para quem quer melhorar a performance na academia e quer melhorar a qualidade de sua alimentação, por exemplo. Há o nutricionista funcional, o especializado em esportes e emagrecimento. Há aqueles direcionados para pessoas veganas ou com restrições alimentares, por motivos de saúde ou porque possuem alguma alergia ou intolerância alimentar, etc.

Procurar um nutricionista independe de se ter ou não condições financeiras. Basta procurar o mais adequado à sua necessidade, poder aquisitivo, ou se encaminhar a um posto médico mais próximo de sua residência, por exemplo, e se informar.

Este profissional deve prescrever a alimentação de seus pacientes e clientes, levando em conta a cultura alimentar de cada povo, de cada região, de cada realidade econômica. Deve sugerir um cardápio baseado nos ingredientes locais e sazonais. Deve ajudar os indivíduos a manterem alimentação equilibrada em todas as fases da vida: desde a gestação, amamentação, até a terceira idade.

Na infância, o ideal é que os pais procurem orientação para que um nutricionista possa elaborar alimentação nutritiva e com todas as quantidades de proteínas, carboidratos e vitaminas essenciais ao desenvolvimento de cada idade. E para quem está acima do peso ou com taxas desequilibradas, é possível fazer uma reeducação alimentar com uma dieta que deve incluir muita água, leite, queijos, verduras, legumes, frutas, fibras, cereais e carnes brancas, entre outros produtos.

Ou seja, não precisa estar doente ou com algum problema para procurar orientação. Para manter-se saudável e prevenir doenças, o nutricionista é o mais indicado pra elaborar um cardápio personalizado. Que tal procurar hoje mesmo uma orientação com o nutricionista?