Dicas de Leitura

Dicas de livros para toda família

Hoje estamos pensando em livros que vão agradar a todos da família. Tem dica para os filhos e para os pais. A primeira sugestão é Rita, não grita!, de Flavia Muniz. O livro conta a história de Rita, uma garota magrela que vivia fazendo birra e gritando por qualquer coisa. Ela vivia fazendo birra e tudo era motivo para reclamações e berros. Os amigos cansaram e desapareceram. Ninguém mais convidava Rita para brincar. E agora, como ficará Rita?

rita

Outro livro muito legal é o Orelha de Limão, de Katja Reider e Angela Von Roehl. O livro fala sobre uma pequena ovelha, igual a todas as outras. Só uma coisinha nela era diferente: uma de suas orelhas era amarelo-limão. Mas quanta diferença! Por conta desse pequeno detalhe, uma orelha amarelo-limão, nada dava certo para a ovelha e ela sofria muito. Em Orelha de Limão, a autora fala das diferenças: muitas vezes pequenos detalhes que nos fazem sofrer geram grandes transtornos.

orelha

Já para os pais, a nossa sugestão é a obra Prisioneiras, de Drauzio Varella. O trabalho de Drauzio Varella como médico voluntário em penitenciárias começou em 1989, na extinta Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. Os anos de clínica e as histórias dos presos, dos funcionários e da própria cadeia seriam retratados nos aclamados livros Estação Carandiru (1999) e Carcereiros (2012). Em 2017, Drauzio encerra sua trilogia literária sobre o sistema carcerário brasileiro com Prisioneiras. Alçando as mulheres encarceradas a protagonistas, o médico rememora os últimos onze anos de atendimento na Penitenciária Feminina da Capital, que abriga mais de duas mil detentas. São histórias de mulheres que não raro entram para o crime por conta de seus parceiros – inclusive tentando levar drogas aos companheiros nas penitenciárias masculinas em dias de visita -, mas que são esquecidas quando estão atrás das grades.

priosioneiras

 

Postar um comentário

*
*