Curiosidades

Do que é feita a gelatina?

A gelatina sempre faz sucesso entre as crianças. Ela pode ser servida como sobremesa ou na hora do lanche. E o melhor, ela está disponível em diversos sabores, cada um mais saboroso do que o outro. Tem de morango, framboesa, cereja, abacaxi, maracujá, entre outros. Mas como é que gelatina é fabricada? Você já pensou nisso?

A gelatina que nós conhecemos consiste de quatro ingredientes básicos: gelatina natural, água, açúcar ou adoçante artificial e sabores artificiais com corante de comida. Mas o que exatamente é a gelatina? A gelatina é apenas uma versão processada de uma proteína estrutural chamada colágeno, que é encontrada em muitos animais, incluindo os seres humanos. O colágeno é, na verdade, quase 1/3 de toda a proteína do corpo humano.

A gelatina que você come vem do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos. Para fazer a gelatina, os fabricantes trituram estas várias partes e dão a elas um pré-tratamento com um ácido forte ou com uma base forte para quebrar as estruturas celulares e liberar proteínas, como o colágeno. Depois deste pré-tratamento, a mistura é fervida. Durante este processo, a grande molécula do colágeno acaba se quebrando parcialmente e o produto resultante é chamado de gelatina. A gelatina é facilmente extraída, porque ela forma uma camada na superfície da mistura em fervura.

Por ser muito versátil, a gelatina é um ingrediente comum em diversos produtos. Ela pode ser usada como um agente “endurecedor”, como um ingrediente para engrossar a comida, um emulsificador ou um estabilizador. Você a encontrará em vários tipos de comida, desde o iogurte até o chiclete. Segue uma lista de algumas outras comidas que contêm gelatina: creme de leite, cream cheese, pasta americana para bolos, marshmallows, molhos de carne, presunto e frango enlatados e salsicha.

Postar um comentário

*
*