Curiosidades

Dona aranha costureira e caçadora

Fala sério, que criança na sua imaginação nunca quis ser o homem aranha com suas teias? Pois bem, quadrinhos e filmes à parte, o fato é que a aranha causa muita inveja e intriga os cientistas. Dizem que ela surgiu há cerca de 125 milhões de anos e praticamente não teve modificações evolutivas.

A dona aranha cria suas teias de seda que são mais leves que um algodão, mais finas que um fio de cabelo e tão forte quanto o aço (proporcionalmente). Sua teia pode ser esticada por cerca de 70 km e ainda assim, não se partir. Se o ser humano conseguisse produzir artificialmente teias tal qual a das aranhas, seria um grande feito. Seria interessante ter roupas feitas com “teias de aranha”, não acha?

Aliás, a seda que ela faz as suas teias é produzida na sua “barriguinha”, e lançada em estado líquido, por meio de pequenos minúsculos tubinhos (fúsulas), existentes na parte posterior do abdômen. Em contato com o ar, o líquido se solidifica, formando o fio,

A teia é feita de uma proteína, cujo peso molecular é de cerca de 30 mil daltons, enquanto está dentro de suas glândulas, mas fora, se polimeriza e dá origem à fibroína, que tem seu peso molecular de 300 mil daltons. Ou seja, são glândulas produtoras de uma fibra proteica excretada de suas fieiras.

E dona aranha tem todo esse trabalho para fiar armadilhas para pegar suas presas, mas nem todas constroem teias de seda. Como podemos ver, dona aranha é uma grande tecedeira e costureira inteligente, não é mesmo? Que tal observar calmamente o trabalho e todo o processo delas?

Postar um comentário

*
*