Dicas de Leitura

Drogas, sexo e amor nos livros para adolescentes

Esta semana, nossas dicas de leitura são focadas nos seus filhos adolescentes. Além de conversar, os pais podem ajudar os jovens dando livros que tratam de assuntos que fazem parte do dia a dia deles.

A nossa primeira dica é o livro “Álcool, cigarro e drogas”, onde o autor Jairo Bouer (Panda Books) fala para os adolescentes, numa conversa bastante franca, sobre os riscos do consumo de álcool, cigarro e drogas. Como a adolescência é uma fase de mudanças e toda mudança gera algum grau de medo e de angústia, problemas com a autoestima, insegurança ou timidez podem levar os jovens a procurar as drogas e as bebidas.

Será que a vida já não é suficientemente rica em emoções? Álcool, cigarro e drogas fala sobre tabagismo, alcoolismo, a maconha e seus mitos, sexo, formas de tratamento, e traz ainda uma tabela completa com os riscos e efeitos colaterais de todos os tipos de drogas, tudo isso acompanhado de divertidas ilustrações do cartunista Adão Iturrusgarai.

Já o livro “De repente, pai adolescente”, de Betinha Cordeiro Fernandes (Editora Bagaço), narra a história de um adolescente de 17 anos, que acabara de conquistar o título de campeão de basquete. Mas o destino guardou para ele uma surpresa. De repente, o personagem Nauã viu-se diante de um acontecimento jamais imaginado: ia ser pai. Pai adolescente! A autora, médica pediatra e psicoterapeuta, aborda o tema da gravidez na adolescência de forma coloquial, leve mas com muita seriedade. A ação dos personagens cria espaços para reflexões e debates de temas como: namoro, sexualidade, “ficar”, gravidez não planejada, aborto, relações familiares, preconceitos, esperança e luta.

Para finalizar, o livro “Amor Adolescente”, de Elias José (Editora Atual), é uma ampliação do aclamado livro de poemas “Cantigas de adolescer”. Revelando os universos feminino e masculino dos jovens, os textos poéticos tratam com delicadeza das aparentes banalidades cotidianas: a visão da Lua, a gaveta de guardados, o muro pichado, o eco na caverna.

Postar um comentário

*
*