Curiosidades

E essa tal democracia significa o que?

Em época de política turbulenta em nosso País, o que mais se vê são as pessoas falando em democracia. É uma palavra muito usada por políticos, governantes e pessoas comuns. Mas o que é afinal, essa tal de democracia?

Primeiramente vamos à raiz da palavra que vem do grego dēmokratía, originada dos termos demos (povo) e kratos (poder, autoridade). Ou seja, ao pé da letra significa “governo do povo”.

Na Grécia Antiga, era o povo quem governava. Eram feitas reuniões em praça pública, onde tudo era decidido em assembleias públicas, era a chamada democracia direta. Entretanto, como as populações cresceram muito, não daria pra se continuar a fazer este tipo de reuniões. E ela evoluiu para a chamada democracia representativa, que é o modelo que temos hoje em vários lugares do mundo.   Onde o povo elege representantes para tomar decisões em seu nome. A democracia representativa também é chamada de mandato político

Numa democracia é o povo quem vota para tomar decisões algumas vezes, como foi o caso do plebiscito para decidir sobre a campanha do desarmamento. E, de maneira geral, na democracia é possível dar seu voto para escolher o presidente, o governador, o prefeito, os deputados, senadores, etc. Mas votar é sinônimo de democracia? Não. Nem sempre é garantia de que não haja totalitarismo ou ditatura, que é o oposto da democracia. Em muitos lugares do mundo há eleição e há um governo totalitário, há ditadura. E ao contrário do que se pensa, não representam o povo como deveria.

Num governo democrático há liberdade individual; igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo; direito ao voto; educação para todos; direito ao exercício livre de qualquer trabalho ou profissão, entre outras coisas mais. O Brasil é, teoricamente, um país regido pela democracia. Agora que você sabe um pouco sobre democracia, que tal entender sobre os modelos de governo que existem no mundo e comparar com o nosso?

É sempre interessante ter conhecimento, a fim de entender sobre nossos direitos e saber se nossos governantes estão realmente sendo eleitos para nos representar ou se estão defendendo ideologias e interesses próprios. Ou seria a democracia uma utopia?

Será que os governantes do nosso país, do nosso estado e nossa cidade estão mesmo exercendo seu dever e levando em conta as necessidades para beneficiar o povo? Fique de olho! E nas próximas eleições escolha bem, se informe e eleja quem realmente defende seus interesses e está querendo beneficiar o povo, a maioria, através da educação, saúde, alimentação, liberdade de expressão e tantos outros direitos.

Postar um comentário

*
*