Dicas de Leitura

É um livro!

Que tal colocar a criança para ser parte ativa da história? Essa proposta pode ser executada ao ler os livros A verdadeira história dos três porquinhos e É um livro, ambos da Companhia das Letras.

A verdadeira história dos três porquinhos, de Jon Scieszka, narra a história a partir do ponto de vista do lobo. Com isso, o autor consegue reforçar a “veracidade” da história original, contar uma história nova e engraçada e dar às crianças a oportunidade para demonstrar que compreendem muito bem as coisas.

No É um livro, de Lane Smith, a autora pega o mote da relação tecnologia x livro. Com a invenção dos e-books, e a proposta de revolução que trazem consigo, surgem inúmeras dúvidas a respeito do futuro do livro. Muitos aproveitam essa onda para reafirmar seu amor às letras impressas em papel, e dizem que o livro é uma espécie de deus grego: não morre nunca. Sem enveredar pelas malhas da vidência, mas deixando claro que um livro é um livro e isso basta, Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o nosso velho e bom – e amado – livro. Aquele que, ao contrário dos produtos eletrônicos, não apita, não interage, não conecta nem retwitta. Mas que, só pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção (e ainda rouba o coração) de qualquer um.

Postar um comentário

*
*