Dicas Posts Recentes

Encantadores, maluquinhos e heróis: leituras para homenagear nossos mestres com carinho

E aí, pessoal, hoje a gente comemora uma data para lá de especial: o Dia do Professor. E, como não podia deixar de ser, nossas dicas de leituras fazem uma justa homenagem  aos nossos mestres, que nos educam e ensinam todos os dias.

A primeira leitura sugerida é muito bacana, é o livro Uma Professora Muito Maluquinha, de Ziraldo. A história mostra uma professora que tinha um jeito todo seu de entender o mundo e um modo que todos achavam muito maluquinho de mostrá-lo aos meninos e meninas de uma escola do interior, ensinando-as a serem mais felizes.

Já o livro A Professora Encantadora, de Márcio Vassallo, traz uma linguagem poética. Ele narra a história de Maísa, uma professora que sabia encantar os alunos. Falava sobre estranhezas, esperas, suspiros e silêncios. Ensinava como ver os significados escondidos das palavras, como diminuir medos e multiplicar poesia no pensamento. Por essas e outras razões, não era considerada uma professora que preparasse os alunos para o futuro. No entanto, deixou no coração de cada aluno lições de amor e compreensão da realidade para a vida inteira. A obra foi selecionada para o Catálogo de Bolonha 2011. Uma atividade bem interessante após a leitura é pensar sobre o que é preparar o aluno para o futuro e fazer redações sobre o professor.

Por último, a sugestão é a obra Meu Professor, Meu Herói, de Adelaide Carraro, ilustrada por Maurício Paraguassu. A história começa com a chegada de Padre João ao Colégio São Francisco de Assis. Ele vinha substituir o outro professor de matemática, também padre, que fora assassinado por traficantes. A narrativa, realista e envolvente, divide-se em duas partes: na primeira, conta a luta do padre para levar à prisão a maior quadrilha traficante do país, que atuava nos arredores do colégio; na segunda, conta o grande conflito vivido por ele para salvar das drogas Mário, seu aluno mais querido. É uma leitura que emociona pela sua mensagem de amor e solidariedade aos pais e aos jovens.

Postar um comentário

*
*