Semana passada falamos sobre as atividades lúdicas que o professor pode fazer junto aos alunos na hora da alfabetização, seguindo a BNCC. Hoje, vamos dar dicas de como se aprimorar mais na hora de ensinar as crianças a ler e escrever.
Como dica de livro temos O Sistema de Escrita Alfabética, da editora Melhoramentos. Nesta obra o autor Artur Gomes de Morais identifica as especificidades e inter-relações dos processos de alfabetização e letramento, propondo o ensino sistemático da notação alfabética aliado à vivência cotidiana de práticas de leitura e escrita.
Virtualmente existem inúmeras opções:
Ceale – Centro de alfabetização, leitura e escrita – UFMG
Espaço em que é possível encontrar estudos recentes sobre alfabetização, tanto do ponto de vista teórico e da pesquisa acadêmica quanto de orientação para a prática do professor.
Plataforma Alfaletrar
Dedicado à alfabetização, o site oferece textos teóricos e sugestões práticas com foco em conhecimento das letras, consciência fonológica e psicogênese da língua escrita – três pontos que ajudam a entender a proposta da BNCC. A plataforma foi criada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e pela professora Magda Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Lemann.
Manual didático – jogos de alfabetização, organização de Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Andrea Tereza Bito Ferreira, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, CEEL/UFPE. Desenvolvido pelo Centro de Estudos e Linguagem (CEEL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Traz orientações sobre a utilização de jogos e outros recursos lúdicos para introduzir a discussão sobre a natureza do sistema alfabético de escrita e os modos como as crianças se apropriam desse objeto do saber.
Labeduc – Espaço de Leitura
Traz atividades interativas para o desenvolvimento da oralidade. Direcionado para professores e famílias.