Curiosidades

Essa tal inteligência artificial

Muito se fala em inteligência artificial. Seja no cinema ou nos livros – décadas atrás, ou na internet. E o que será isso, afinal? É algo criado para substituir a inteligência natural? São robôs inteligentes que foram criados pra substituir os humanos? A verdade é que a inovação tecnológica não para de evoluir e ela está presente em todo lugar. E uma coisa é certa, ela vai estar cada vez mais presente em nossa vida.

Conhecida pela sigla I.A ou A.I – artificial intelligence, em inglês, é uma espécie de inteligência similar a do ser humano, criada e monitorada por meio de programas de computador. Ela está presente quando consultamos o Google em uma pesquisa pelo comando de voz, por exemplo. Ou quando monitoramos aparelhos eletrônicos de nossa casa à distância.

Há muito tempo que se fala no assunto, que gera expectativa e medo acerca do futuro, onde máquinas dominarão o planeta. Será? A temática já vem sendo discutida por cientistas após a Segunda Guerra Mundial e foi citada pela primeira vez, por volta de 1956, em um artigo científico, escrito pelo matemático Alan Turing, cuja vida foi encenada no cinema, no filme O Jogo da Imitação. Também Já vimos outros filmes sobre inteligência artificial, em um homônimo, dirigido por Steven Spielberg, onde um menino-robô foi programado para amar, ou no clássico Blade Runner, onde os androides são uma ameaça à existência humana. E o que dizer do Exterminador do Futuro, uma máquina programada para matar, entre tantos outros.

Enfim, é um conceito difícil de ser definido, mas que marca a mudança na vida dos indivíduos, substituindo as pessoas no trabalho, no supermercado, etc. No futuro termos nosso cotidiano facilitado através da tecnologia e fazendo as coisas funcionarem, sem precisar de um ser humano monitorando, apenas com programação.

Postar um comentário

*
*