Dicas de Leitura

Estudando sem complicação

O que tem a ver literatura com números? Na opinião de muitos autores, eles se relacionam com a maior facilidade.

Prova disso é o livro “Números com sinais: uma grande invenção”, de Oscar Guelli (Editora Ática), que faz parte da coleção “Contando a História da Matemática”. Na obra, o autor fala um pouco de história e como os números entram nesse contexto. Você sabia que o Renascimento trouxe uma revolução na matemática? Pois é, nessa época houve a invenção dos números com sinais.

Mudando um pouco de assunto e vindo mais para a nossa região Nordeste, o livro “Memórias de um nordestino mirim”, de Elisângela Cabral (Edificantes) aborda a questão da seca, do êxodo e da falta de trabalho e moradia na cidade grande, para acolher quem chega do interior em busca de melhores condições de vida. É uma ótima sugestão para ler quando estiver estudando sobre a vegetação da caatinga e as questões geográficas do Brasil.


E já estamos bem próximos da volta às aulas, a nossa terceira dica de livro trata sobre “Estudar: qual o segredo?”, da escritora Fernanda Wendel (Editora Ática). O livro conta a história de quatro jovens que lidam com o cotidiano da sala de aula, cada um do seu modo. O texto dá dicas de como o máximo proveito dos momentos de aprendizagem, dentro e fora da escola, a partir de um conceito simples: organização pessoal. Como evitar o “branco” ou fazer aquele trabalho em grupo dar certo são algumas das questões para as quais o livro aponta as respostas.

Postar um comentário

*
*