Dicas de Leitura

Faça um passeio pelo mundo da literatura na Fliporto


As nossas dicas de leitura desta semana são sugestões para quem vai passear pela Fliporto, em Olinda, neste feriadão. Para quem gosta de entrar em contato com autor, não pode perder a sessão de autógrafo com Robert Darnton.

Ele vai lançar o livro O Diabo na água benta, da editora Companhia das Letras. O livro é uma narrativa irônica do labirinto em que se perderam os agentes franceses que atravessaram o Canal da Mancha e se infiltraram nos becos londrinos dispostos a desmontar a indústria editorial que ameaçava os fundamentos da monarquia. Embora tivessem sucesso em intimidar um ou outro autor ou em suprimir algumas tiragens, os policiais eram geralmente ludibriados, e muitos se venderam, passaram a fazer jogo duplo e contribuíram para a multiplicação das denúncias que, segundo Robert Darnton, tiveram um papel nada desprezível na mobilização popular que desencadeou a Revolução. A partir de um trabalho de pesquisa de erudição invejável, Darnton nos revela uma literatura pouco conhecida, de importância histórica indiscutível, precursora do jornalismo investigativo – e também do sensacionalista – dos nossos dias.

Também não deixe de passear pela 3ª. Edição da Feira do Livro de Pernambuco, você poder conferir, no stand do Varejão do Estudante, os livros: A confissão da leoa, lançamento de Mia Couto, editora Companhia das Letras fala sobre um acontecimento real – as sucessivas mortes de pessoas provocadas por ataques de leões numa remota região do norte de Moçambique – é pretexto para Mia Couto escrever um surpreendente romance. Não tanto sobre leões e caçadas, mas sobre homens e mulheres vivendo em condições extremas. A Confissão da Leoa é bem um romance à altura de Terra Sonâmbula e Jesusalém, já conhecidos do leitor português.

Já o livro Cinema Pirata, de Cory Doctorow, da editora Record, abordada como mote da história o polêmico assunto dos downloads de filmes, músicas e entretenimento em geral. Se são ilegais, não. Qual o nível de cerceamento que estamos sujeitos a sofrer principalmente pela infiltração das grandes corporações entre o governo. Com isso a história a ser contada é a do jovem Trent, que com 16 anos, num futuro não muito distante. Causa a expulsão de sua família da internet. Em função de uma lei, em que caso você seja pego fazendo um download, “ilegal”, na terceira incidência, você está banido do mundo virtual por um ano, sem direito a apelo. Envergonhado, Trent foge para Longes, e irá combater as leis anti-pirataria com a ajuda de diversos amigos.

Postar um comentário

*
*