Curiosidades

Faz mal segurar o xixi?

Já notou que quando a criança está focada em uma coisa, como brincar, por exemplo, ela “esquece” de beber água, comer e até fazer xixi. A brincadeira é tão boa que ela não quer parar. Mas isso não é bom, principalmente prender o xixi.

Segurar a urina por muito tempo é prejudicial à saúde porque pode provocar infecção ou incontinência urinária e inclusive provocar a formação de pedra na bexiga. Isso acontece porque o acúmulo de urina dentro da bexiga aumenta a formação de microrganismos e também quando se segura o xixi por muito tempo, a bexiga não relaxa completamente durante a micção e um pouco de urina pode ficar acumulada aumentando o risco de infecções.

E você sabia que segurar o segurar o xixi por muito tempo vai diminuindo a elasticidade da bexiga? E é isso que pode provocar incontinência urinária, que é quando a roupa íntima fica molhada porque não se consegue segurar a urina devidamente. Outro risco que a pessoa corre é aumentar o risco de formação de pedras na bexiga, provocando dor quando vão ser eliminadas, em alguns casos pode mesmo ser necessário fazer uma cirurgia para a remoção da pedra.

Crianças que tendem a ficar segurando o xixi por muito tempo devem ser estimuladas a ir ao banheiro antes de ir dormir e logo que acordar. Além disso, a criança deve ser levada para fazer xixi pelo menos mais 4 vezes ao dia.

Postar um comentário

*
*