Dicas

Fazer anotações na sala de aula ajuda na aprendizagem

Existem algumas técnicas para se aprender melhor o que o professor está ensinando na sala de aula. Uma delas é anotar todo o assunto que está sendo passado naquele momento. Mas por que isso realmente funciona? A primeira explicação é simples. Como você não consegue anotar tudo que o professor está dizendo, você tem que prestar atenção e fazer anotações das coisas mais importantes.

É aí que está o segredo: enquanto ouvimos, estamos o tempo todo realizando o trabalho mental de compreender e absorver as palavras para entender o que, daquilo tudo, é mesmo fundamental. O que for anotado é justamente o que foi processado pelo cérebro como importante.

Ao fazer uma anotação, a cabeça vaga menos. Essa ação ajuda a manter a atenção no que está sendo dito, com menos distrações. Na hora de retomar aquele assunto, de fazer a revisão, as anotações também ajudam a reconstituir a memória visual daquela aula e a relembrar a explicação do professor, de forma resumida, ressaltando os pontos-chave.

Mas atenção! Não adianta de nada você pegar o caderno do seu amigo para copiar. O aprendizado está justamente no ato de sintetizar tudo o que está sendo ouvido e transferir para o papel. Outra coisa importante: de nada adianta tirar fotos da lousa com celular ou tablet ou pegar os slides da aula. Vamos anotar, combinado?!

Postar um comentário

*
*