Curiosidades Posts Recentes

Fenômenos da física que fazem parte do nosso dia a dia

Nem todo mundo é fã de física. Isso é uma verdade. Mas ela faz parte do nosso dia a dia. E o melhor, se pararmos para analisar, é muito interessante observar os fenômenos físicos. Um que faz parte da nossa rotina é quando lavamos a roupa.

Por que a roupa no varal seca mais rápido com vento do que sem vento? A resposta é bem simples: a roupa seca porque a água entre as fibras do tecido passa do estado líquido para o estado gasoso quando o vento, ou melhor, a velocidade do ar, é mais forte.
Consequentemente, o vento gera aumento da evaporação.

E o nosso pãozinho, por que ele fica duro de um dia para o outro se não for guardado em saco plástico? Isso também é física! A maciez do pão está relacionada à quantidade de água em seu interior. Se a água evapora, o pão fica duro. Como o plástico é um material impermeável, ele não permite a saída de água do interior do pão pela evaporação natural e, por isso, ele continua macio. Então já sabe: se quiser pão dormido molinho, guarde em um saco plástico.

E você já notou que a chama da vela sempre fica em pé por mais que a vela esteja deitada? Isso é um fenômeno chamado convecção. Ele ocorre em líquidos e gases, e resumidamente trata-se do movimento para cima das porções mais quentes de um material. No caso da vela, os gases expelidos pelo pavio estão muito quentes e, por isso, eles sobem. O ar ambiente, mais frio, toma o lugar desse ar quente alimentando a chama constantemente com oxigênio. Quando viramos a vela de cabeça para baixo, a convecção continua acontecendo, gases quentes sobem e o ar frio toma seu espaço, em um movimento para cima, dando ao fogo seu formato característico.

Postar um comentário

*
*