Atividades Dicas Entrevistas

Festa da criançada na cozinha, por que não?

Por Cris Quintas

As crianças estão de Férias e nós , pais, ainda estamos procurando programação para elas. Já pensaram em leva-los para a cozinha e organizar uma deliciosa brincadeira? Pois essa é uma ótima ideia!

Pensando nisso, fomos conversar com Renato Valadares, pernambucano e chef de cozinha. Renato é professor do SENAC-PE e realiza junto com uma equipe de nutrição e educação pedagógica o curso de mini chef.

Numa entrevista descontraída, Renato fala com o Bloguito sobre bons hábitos alimentares, higiene na cozinha e ainda nos dá uma ótima receitinha para ser feita na companhia dos nossos pequeninos nessas férias.

Confiram!

Bloguito: Qual a importância da boa alimentação para as crianças?

Renato Valadares:

Os alimentos fornecem energia para todo o organismo. É neles que nos fortalecemos para realizar atividades como andar, pensar, criar, estudar, brincar e dormir também. Os alimentos são os grandes aliados para combatermos e prevenirmos doenças.

Bloguito: Lugar de criança é na cozinha?

Renato Valadares:

Nessas férias? Com certeza!

As crianças adoram mexer com os ingredientes, decorar bolos e biscoitos e surpreendam-se: são extremamente questionadoras, querem saber tudo sobre receitas, valor nutricional, contaminação, mas o que gostam mesmo de fazer é ajudar e experimentar depois. É muito importante ter esse momento com o seu filho. É uma boa aula prática e com certeza inesquecível e prazerosa!

Bloguito: Como as crianças se comportam na cozinha?

Renato Valadares:

Ah! É uma festa! Mas eles  têm um senso de responsabilidade incrível. A nossa cozinha é especial, os alimentos são manuseados em um ambiente, mas os alimentos são cozidos ou assados em outro e nesse podem ter certeza que criança não entra!

Bloguito: Como os pais podem fazer essa brincadeira em casa com segurança?

Renato Valadares:

Em primeiro lugar é importante falar sobre regras, não realizamos nenhuma atividade sem responsabilidade, então vale a pena ter aquela boa conversa antes de ir pra cozinha.

Fiquem atentos pra objetos pontiagudos, como facas, espátulas, no entanto, o mercado hoje oferece materiais de ótima qualidade em silicone e plástico.

Façam uma boa varredura com os olhos antes de levar sua criança para cozinha! Depois de ter certeza que elas estão em segurança fale sobre os alimentos, principalmente os coloridos ( que eles não gostam muito), Procure fazer com que eles reflitam sobre os benefícios em seus corpinhos e que são fundamentais para a saúde.

Outra coisa que não devem deixar de falar é sobre a contaminação na cozinha. Antes de preparar qualquer alimento, as mãos devem ser muito bem lavadas, bem como as vasilhas e utensílios. Lembre que esses pequenos organismos não podem ser vistos a olho nu e que são extremamente perigosos. Alimentos contaminados causam infecções sérias para o corpo humano!

Bloguito: Como devemos falar sobre esses cuidados com a higiene com crianças? Existe uma linguagem específica?

Renato Valadares:

As regrinhas são básicas e a linguagem eles já conhecem ( da escola), mas é bom reforçar!

Lavar as mãos após usar o banheiro, ao manipular dinheiro, cuidar bem das unhas: manter sempre cortadas e limpas.

O cuidado com os cabelos também é muito importante, devem estar sempre limpos e protegidos com uma touquinha de preferência. Cuidados com o corpo são sempre importantes e isso é assunto de cozinha com certeza!

Vocês querem uma receitinha legal?

 Mini Hambúrguer colorido

  • 500 g de carne moída
  • 3 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara de cenoura ralada
  • ½ xícara de cheiro verde
  • 2 colheres de pimentão amarelo cortados em cubinhos pequenos.

Modo de preparar:

  1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente.
  2. Deixe que as crianças misturem tudo com as mãos até ficar unido.
  3. Espalhe em uma mesa limpa e corte com forminhas de desenhos diferentes.

Agora  é a hora do adulto entrar em ação: leve pra fritar e sirva com um pão bola ,de preferência integral, e uma fatia de queijo mussarela.

Você pode substituir a cenoura por espinafre ou beterraba, que são alimentos muito ricos e coloridos. E para que fiquem mais saudáveis podem ir ao forno para assar.
Mãos na massa!

1 comentário

  1. Patrícia Perucci
    Postado em 11 de julho de 2012 às 12:57

    receita excelente!

1 Trackback

  1. […] sobre algumas receitas muito legais para fazer com eles, como a do salgadinho de queijo e do hambúrguer colorido. Outras receitas ideais para cozinhar com os pequenos você pode encontrar no livro “Na Cozinha […]

Postar um comentário

*
*