Curiosidades

Fevereiro ferve! Este mês tem o Dia do Frevo.

Fevereiro é o mês do carnaval. E nada mais justo do que comemorar um dos ritmos mais carnavalesco do país no mesmo mês da festa de Momo. O frevo é um ritmo genuinamente pernambucano, sendo considerado uma das maiores manifestações culturais do Brasil. O nome frevo faz referência à fervura e, na imprensa, foi utilizada pela primeira vez em 1908.

É um ritmo musical acelerado que mistura a marcha e o maxixe, e também possui alguns elementos da capoeira. E uma coisa é certa, não tem quem fique parado ao escutar o frevo.

Existem três tipos de frevo, são eles: frevo de bloco, que surgiu daqueles que faziam serenatas e durante o carnaval iam para as ruas se apresentar com instrumentos de cordas formando blocos; frevo de rua, que foi o primeiro estilo a surgir e não contém letras na música – mas ninguém consegue ficar parado e frevo canção, também conhecido como marcha-canção, por ser parecido com marchinhas, possui letras e é cantado.

No ano de 2012, o frevo foi declarado como sendo Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, por ser uma expressão muito importante e representativa da cultura brasileira.

Uma dado curioso é que o Frevo, além dia 9 de fevereiro, também é celebrado no dia 14 de setembro. Esta data de setembro foi escolhida em homenagem ao jornalista Osvaldo da Silva Almeida, que foi, segundo pesquisas, o criador da palavra Frevo, tendo sido escolhido a sua data de nascimento, 14 de Setembro de 1882 como a data de homenagem.

Postar um comentário

*
*