Dicas

Física: Conheça as 3 leis de Newton

Você conhece as leis de Newton? Esse é um dos conteúdos mais importantes da física. Então, presta atenção que vamos explicar bem direitinho cada uma delas. Para começar é importante dizer que existem três leis de Newton: Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton, A Força ou a Segunda Lei de Newton e Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton – “Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele.”. Esse princípio é bem simples: ele indica que a velocidade vetorial de um ponto material não varia. Isto é, se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilíneo e uniforme. A Inércia é a capacidade de resistir à mudança de movimento.

A Força ou a Segunda Lei de Newton – “A mudança do movimento é proporcional à força matriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força.” Força, em física, é qualquer ação ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A força é um vetor, o que significa que tem módulo, direção e sentido. Quando várias forças atuam sobre um corpo, elas se somam vetorialmente, para dar lugar a uma força total ou resultante. A segunda Lei de Newton é representada matematicamente pela fórmula: F= m x a, onde “F” é a força, “m” a massa e “a” a aceleração.

Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton – “A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias.” Quando um objeto A exerce uma força sobre um outro objeto B, este outro objeto B vai exercer uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário sobre o objeto A. Como as forças são aplicadas sobre corpos diferentes, elas não se equilibram. Tanto A exerce força em B, como B exerce força em A. A interação entre corpos é regida pelo principio da ação e reação, proposto por Newton.

Toda vez que um corpo A exerce uma força Fa em um corpo B, este também exerce em A uma força Fb tal que estas forças:
– Têm mesma intensidade
– Têm mesma direção
– Têm sentidos opostos
– Têm a mesma natureza

Exemplo: Para se deslocar, o nadador empurra a água para trás, e, esta por sua vez, o empurra para frente.

Postar um comentário

*
*