Comemorações

Folclore: lendas, danças e costumes populares

layout_facebook_140819_1

Já viu o bicho papão ou um lobisomem? Dançou no Carnaval e nas festas juninas? Gosta de frevo, samba, maracatu, fandango ou quadrilha? Cantou e dançou o atirei o pau no gato, o cravo e a rosa ou jogou escravos de Jó?  Parabéns, você vive o folclore brasileiro. Pois tudo isso é parte do universo do folclore, que é, na verdade, um conjunto de manifestações e tradições populares que incluem mitos, lendas, provérbios, dança e costumes passados de geração a geração.

Mas de onde vem essa palavra e o que ela significa? Sua origem é inglesa e vem da palavra “folklore” cujo significado é sabedoria popular. Ela é a junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).  O folclore representa a sabedoria popular, os contos e lendas que ouvimos desde pequenos. Todo país, ou região tem o seu folclore. E aqui no Brasil a data é comemorada no dia 22 de agosto.

Mas como as coisas viram folclore? É preciso que um hábito, brincadeira, dança, música ou história faça sentido para um grupo ou cultura e resista ao tempo.

Na região Nordeste, umas das figuras folclóricas é o boitatá – a cobra de fogo, que protege as florestas, matas e animais e persegue os que desrespeitam a natureza. Já na Amazônia, o boto é representado por um rapaz jovem, muito bonito que encanta as moças em bailes e festas. E antes da madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

E quem nunca ouviu falar do Curupira, Comadre Florzinha, mula sem cabeça ou a mãe dágua e tantos outros? Não conhece, então esta é uma excelente oportunidade de pesquisar e, inclusive, descobrir quais são os personagens, lendas, danças e músicas folclóricas de sua região e saber um pouco mais sobre  a sua cultura local.

6 Comentários

  1. Janaina Fernandes
    Postado em 21 de agosto de 2014 às 22:27

    Muito legal, adorei as informações sobre o folclore. D+++++++

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:40

      Janaína, que bom que você gostou! Adoramos fazer esse texto também. 🙂

  2. bruninho
    Postado em 4 de agosto de 2017 às 15:56

    esse texto e bom

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:15

      🙂

  3. Jacqueline
    Postado em 21 de agosto de 2017 às 12:56

    Amei super bom pois eu posso ver as coisas do folclore as notícias relacionadas com o folclore super bom

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:12

      Que legal que você gostou! Volte sempre. Toda semana temos assuntos diferentes.

Postar um comentário

*
*