Curiosidades

Gafanhoto e louva-a-deus é a mesma coisa?

Quem nunca se viu curioso em saber se gafanhoto e o louva-a-deus são o mesmo tipo de inseto? Pois é, eles não são nada iguais. Enquanto o gafanhoto é do grupo orthoperas – conhecidos como grilos, gafanhotos e esperança –, o louva-deus é da ordem Mantodea. Na cultura popular, enquanto o louva-a-deus é sinal de boa sorte, o gafanhoto é sinal de má sorte, destruição, desequilíbrio, considerado uma praga.

Em geral, o gafanhoto pode ter uma cor amarelada ou marrom, sua antena é mais comprida. Já a esperança se confunde com uma folha bem verde. A ordem dos gafanhotos possui asas superiores retas e coriáceas, recobrindo as asas inferiores mais largas, dobradas no seu sentido longitudinal. Este tipo de inseto possui pernas posteriores longas e possantes, apropriadas para saltar. Seu aparelho bucal é mastigador. Os insetos ortópteros possuem hábitos terrestres e fitófagos (comem plantas). Diz-se que na China, devido á rápida multiplicação, ele significa posteridade numerosa ou bênção celeste.

O louva-deus tem as pernas anteriores dobradas, com o primeiro par de pernas dobrado para frente, parecendo com uma garra de crustáceo. Possui coxa, fêmur e tíbia anteriores com grandes espinhos. Por conta de sua posição, é que dizem que ele está louvando a Deus. Mas na verdade, quando se pensa que ele está inocentemente rezando, está é se preparando para pular e atacar uma presa. Ele pode atacar bichos de duas a três vezes maiores que ele, e ele usa a perna anterior para cortar a sua vítima, machucando-a até matar. Sua fêmea devora o macho, após o acasalamento. Mas, contudo, se avistar um louva-a-deus no jardim, não mate, pois ao contrário do gafanhoto, ele come pequenos insetos, gafanhotos, cigarras, etc. Ou seja, evita a praga do gafanhoto.

2 Comentários

  1. Staub Eliete
    Postado em 29 de agosto de 2017 às 22:12

    Lindinho o seu site von compartilhar

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:11

      Que bom que você gostou. Compartilha com os amigos! <3

Postar um comentário

*
*