Dicas de Leitura

Garota exemplar, o livro que virou filme e tem milhões de fãs pelo mundo

layout_facebook_141014_2

O best-seller Garota Exemplar, a terceira obra da escritora Gillian Flynn e editado pela Intrínseca, tem sido considerado o melhor livro do ano. Com quatro milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, “Garota Exemplar” é um suspense que apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Tanto sucesso fez a narrativa sair do papel e ir para as telas do cinema.

O livro narra o relacionamento de Amy e Nick e é a partir do fato que aconteceu na manhã do quinto aniversário de casamento do casal que a história se desenrola. Neste dia, Amy, a linda e inteligente esposa desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite.

A história tem duas narrativas. Uma é do Nick, que conta o presente, narrando às horas depois do sumiço de sua esposa. A outra visão é do diário de Amy, que começou a ser escrito sete anos antes do seu desaparecimento.  Conforme o leitor vai lendo, descobre que a vida deles é bem menos perfeita do que parece. E que um deles (ou talvez os dois) está mentindo, porque as histórias não concordam entre si. Amy e Nick mentem muito um ao outro, e em algum momento, o leitor pode começar a se perguntar por que eles não estariam mentindo para quem está lendo também.

Segundo o Blog Fala Cultura, o livro Garota Exemplar “é uma história perversamente genial, um conto de horror sobre o casamento, a dificuldade de conviver e compartilhar a vida com outra pessoa, e sobre a pressão que exercemos para que todos sejam sempre ‘exemplares’ (principalmente as mulheres)”.

Quem gosta de conferir a versão cinematográfica de livros, deve assistir a adaptação do livro para as telonas. O filme é líder de bilheteria há duas semanas nos EUA e Canadá, conseguindo arrecadar 26,8 milhões de dólares no último final semana. No Brasil, o filme já está sendo exibido nos cinemas.

Postar um comentário

*
*