Curiosidades

Google Cultural Institute na sala de aula

imagem Google Cultural Institute na sala de aula

Muitas escolas fazem visita a museus ou centros de pesquisa de referência. Essas atividades são realmente interessantes para os alunos, mas nem sempre é possível sair da sala de aula com frequência. Sabemos que um passeio virtual não substitui uma visita in loco, mas torna possível o acesso a um mundo de conhecimento, em uma experiência cada vez mais interativa.

A nossa sugestão é embarcar no Google Cultural Institute (https://www.google.com/culturalinstitute/home?hl=pt-BR). Além de um enorme acervo de obras de arte, fotografias, artefatos e documentos históricos com altíssima qualidade de imagem, o Google Cultural Institute reúne vídeos e passeios virtuais por locais considerados patrimônios da humanidade.

O Google Cultural Institute tem três áreas:

O Google Art Project (https://www.google.com/culturalinstitute/project/art-project?hl=pt-BR) abriga obras de museus grandes e pequenos, clássicos e modernos, conhecidos mundialmente e comunitários com imagens de obras em alta resolução, que compreendem desde óleo sobre tela até esculturas e mobiliário. Algumas pinturas estão disponíveis em formato “gigapixel”, permitindo aumentar o zoom até enxergar cada pincelada em detalhes. Além dos clássicos, você também pode conferir os grafites que colorem os muros de várias cidades do mundo na Coleção de Arte de Rua. Tudo organizado e contextualizado. Para completar, você ainda pode criar e compartilhar sua própria galeria de arte virtual.

O World Wonders Project (https://www.google.com/culturalinstitute/project/world-wonders?hl=pt-BR) apresenta patrimônios da humanidade, de tempos modernos e da antiguidade, por meio do Street View, modelagem em 3D e outras tecnologias do Google. É possível explorar locais históricos de qualquer parte do mundo. É possível conhecer mais sobre a história e o passado de cada local, com informações fornecidas por meio de uma parceria com a Unesco.

E por fim, o canal Momentos Históricos (https://www.google.com/culturalinstitute/project/historic-moments?hl=pt-BR), onde muitas instituições culturais têm amplos acervos de informações, muitos dos quais nem sempre podem ser colocados em uma exposição pública. Por meio de museus e curadores parceiros, o canal criou exposições para levar esses acervos ao público, disponibilizando-os online. Explore momentos históricos, personalidades culturais, ciência e tecnologia e outras categorias, navegando por fotos, vídeos, manuscritos e documentos em uma ampla gama de temas.

Postar um comentário

*
*