Autores

Grandes nomes das artes: Ariano Suassuna

Professor, escritor, advogado, teatrólogo, dramaturgo, romancista e poeta, o paraibano Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927 e foi um dos grandes nomes da literatura brasileira. Sua obra faz parte do Movimento Modernista da Geração de 1945, e tem características do Simbolismo e Barroco.

Fundador do Movimento Armorial, no Anos 1970, o intuito foi criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular nordestina, abrangendo todas as expressões artísticas como música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, incluindo literatura de cordel, xilogravura, música de viola, pífanos e rabeca, entre outros,

Secretário de Cultura de Pernambuco no governo de Eduardo Campos, Ariano Suassuna foi integrante da Academia Brasileira de Letras. Ele também atuou como professor da Universidade Federal do Pernambuco (1957-1989), dos Departamentos de História e de Teoria da Arte e Expressão Artística.

Com dezenas de obras publicadas, sua arte foi encenada na televisão, teatro e cinema, com destaque para “Uma mulher vestida de sol (1947)”, “Auto da Compadecida (1955)”, “Fernando e Isaura (1956)” e o “Romance d’ A pedra do reino e o príncipe do sangue vai-e-volta (1971)”. Seu bom humor se consagrou ao ser convidado para realizar “aulas-espetáculos” em vários lugares do Brasil, onde contava seus “causos”. Faleceu aos 87 anos, em 23 de julho de 2014, de um Acidente Vascular Cerebral, em Recife.

Postar um comentário

*
*