Autores

Grandes nomes das artes – Charles Dickens

Ele é um escritor inglês, nascido em 1812 e falecido em 1870. Foi ele, Charles Dickens, o mais popular dos romancistas ingleses, autor de clássicos como “David Copperfield”, “Oliver Twist”, “Christmas Carol”, entre outros. Na juventude trabalhou em fábrica de tinturas, em cartório, em jornais como repórter e redator de peças curtas em alguns periódicos. Casou com Catherine Hogarth e teve dez filhos.

Em 1836 lança sua primeira obra “Esboço de Boz”.Um ano depois tornaria-se reconhecido com “Memórias do Sr. Pickwick”, que foi publicada durante 20 meses em um jornal, em formato de folhetim. E desta mesma maneira publicou mais de 14 obras, em folhetins. E muitas vezes recebia sugestões de leitores através das cartas ao autor.

Em 1838 lançou o mais sombrio e sinistro de seus romances, “Olivier Twist”, neste ele descreve os horrores do trabalho nas usinas. Um ano depois lançou “Nicolas Nickleby”, uma obra tragicômica, em crítica aos colégios internos e professores perversos. Quatro ano depois publicaria “A Christmas Carol”.

Em 1850 escreveu um romance autobiográfico, “David Copperfield” (1850), Sempre retratando as obras de forma social, sobre as condições econômicas da época, que eram bem contrastantes, onde abordava trabalho infantil, pobres miseráveis, além dos aspectos ruins da época da revolução industrial.

Por suas obras ficou famoso e acabou criando sua companhia de teatro, viajou pelo país com o teatro e escreveu muitas peças. Algumas vezes atuou como ator. Separou-se de sua mulher em 1858 e casou com uma atriz, Ellen Ternan com quem viveu até os últimos dias vida, falecendo de uma acidente vascular cerebral, em Higham, Inglaterra.

Compartilhe:

Postar um comentário

*
*