Autores

Grandes nomes das artes: Leonardo da Vinci

Pintor, escultor, desenhista, arquiteto, astrônomo, cientista, inventor, engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico. Estudou anatomia humana, óptica, matemática, engenharia civil, e tantas outras coisas. Suas obras são referência no mundo das artes plásticas, entre elas as mais conhecidas são a “Mona Lisa”, “A última ceia” e a imagem do “Homem Vitruviano”. Ele é Leonardo da Vinci (1452-1519), notável pintor italiano do Renascimento. Nascido em Florença, na aldeia de Vinci, ele desenvolveu desde criança o gosto pelo desenho e pintura.

Da Vinci era autodidata e sempre registrava todas as suas ideias e desenhos em cadernos. Suas anotações eram feitas em códigos. Admirador da natureza, ele vivia a observar e estudar fenômenos e o funcionamento das coisas, tal como o corpo humano, o voo dos pássaros, o funcionamento dos moinhos, etc. Era conhecido por passar as noites em hospitais, onde estudava, dissecava cadáveres e desenhava olhos, músculos, tecidos, entre outras partes do corpo humano.

Passou sua juventude em Florença, depois foi para Milão, Roma e França. Vegetariano, esse grande gênio foi um dos primeiros na Itália a usar a técnica de óleo sobre tela, sempre retratando rostos e temáticas religiosas. Em suas pinturas fazia uso da técnica do sombreamento (sfumato). Já as esculturas eram modeladas em superfícies bidimensionais e tridimensionais.  Ao longo de sua vida produziu cerca de 30 obras, algumas não concluídas.

Sua obra o “Homem Vitruviano” era a figura de um homem de braços e pernas abertas, com proporções perfeitas dentro de um círculo. “A Última Ceia” é um afresco com grandes dimensões na parede do Convento de Santa Maria dele Grazie, em Milão, e levou três anos para ser finalizada.  Entre as suas obras podemos citar “O Batismo de Cristo (anjos e paisagens)”, “A Anunciação”, “Dama Com Arminho” e “Adoração dos Magos”.

Postar um comentário

*
*