Autores

Grandes nomes das artes: Monteiro Lobato

Nascido em Taubaté (SP), em 18 de abril de 1882, ele é o criador de um dos sítios mais famosos da literatura. São suas criações personagens como um sabugo de milho que vira gente e uma boneca de pano falante, entre outros. É ele, Monteiro Lobato, escritor e editor brasileiro, criador de uma as maiores obras da literatura infantil “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Considerado um autor pré-modernista, ele tomou gosto pela leitura desde cedo e leu todos os livros da biblioteca de seu avô. Foi concursado para a Promotoria Pública, no Vale do Paraíba, em 1907. Também desenhava, fazia caricatura e escrevia para jornais e revistas. Fundou em 1917 a revista “Paraíba”, na qual teve como colaboradores Coelho Neto, Olavo Bilac, Cassiano Ricardo entre outros renomes da literatura.

Sua primeira obra foi lançada em 1918, o livro “Urupês”, que esgotou durante várias edições. Em 1921 começa a editar e publicar livros infantis, sendo um dos primeiros, o “Narizinho Arrebitado”, voltado às escolas. Ao todo, Monteiro Lobato publicou cerca de 40 obras, sendo a maioria com personagens do O Sítio do Pica-pau Amarelo. Entre elas, destaque para Ideias de Jeca Tatu, conto, Cidades Mortas, O Saci, Caçadas de Hans Staden, História das Invenções, Histórias de Tia Nastacia, O Macaco e o Coelho, entre outros. Faleceu em 5 de julho de 1948, por conta de problemas cardíacos.

Postar um comentário

*
*