Curiosidades

Grandes nomes das artes: Vincent Van Gogh

Ele foi um importante pintor holandês, sendo um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista: Vincent van Gogh, nascido em 30 de março de 1853. A história conta que ele suicidou-se, porém há relatos recentes que dizem que foi uma morte causada pelo disparo acidental de uma arma portada por dois jovens amigos do artista, e que este acabou por assumir a culpa para proteger os garotos. Mas a história oficial conta que foi suicídio. Boa parte de sua história está registrada através das 750 cartas escritas a seu irmão Theo.

Nascido em um pequena aldeia holandesa, em Zundert, seu pai era um pastor calvinista. Contam que o menino Van Gogh era uma criança rebelde e insociável e que, posteriormente, foi trabalhar em Haia com seu tio, que abrira uma sucursal da Galeria Goupil. Anos depois foi para Inglaterra, onde foi professor em escolas primárias de pequenas cidades.

Conhecido por sua depressão, o pintor tinha crises nervosas e passava longos períodos de solidão. Em 1881 o grande artista mudou-se para Haia, onde foi acolhido pelo pintor Mauve. Lá ele começa a pintar aquarelas, com marinheiros, pescadores e camponeses. Mas foi em julho de 1882 que ele pintou seu primeiro quadro a óleo. Três anos depois ele pinta “Os Comedores de Batata”. Reconhecida como uma de suas grandes obras.

Por volta de 1887, ele convive com outros artistas: Pissarro, Degas, Gauguin, Seurat. Neste período sua produção é intensa e ele pinta 200 quadros, incluindo um dos seus mais famosos, o “Auto Retrato”.

Sua saúde sempre foi precária e por isso seguiu os conselhos do pintor Toulouse-Lautrec, e aceita ir para o campo, pintar ao ar livre. Na ocasião, ele pinta mais de 100 quadros. Entre eles, “Girassóis” (1888) e “Armand” (1888). Nesse período começa a trabalhar com Gauguin. Dizem que o mesmo havia se envolvido com sua amante e por isso, ao descobrir, ele entra numa discussão e o agride com uma navalha. Arrependido do que fez, corta um pedaço de sua orelha e manda em um envelope para a amante que foi o motivo da briga. Logo após ele é levado ao hospital para se tratar, onde lá, pinta o “Auto Retrato com a Orelha Cortada”.

Em 1889 ele é internado no Hospital de Saint-Rémy, e transforma seu quarto em um ateliê de pintura, onde produziu mais de 200 quadros. Tempos depois, uma exposição é organizada em Bruxelas, entretanto, apenas um quadro é vendido: “O Vinhedo Vermelho”. Esta, por sinal, foi a única obra sua vendida em enquanto estava vivo.

Van Gogh faleceu aos 37 anos, em 27 de julho de 1890, onde dizem que foi para o campo de trigo com um revólver na mão e atirou contra si mesmo no peito, sendo socorrido, mas não resistiu. Sua fama só veio a acontecer após a sua morte. Ao todo ele produziu mais de 800 quadros.

Postar um comentário

*
*