Curiosidades

Haja luz e houve vela!

Hoje em dia nem nos damos conta. Temos luz elétrica e com isso podemos ter luz a qualquer momento. Mas basta faltar energia pra ela virar rapidamente a protagonista a noite. E só assim nos damos conta de sua importância. É ela, a vela, que ilumina as noites de muitas pessoas.

E em um passado bem remoto, ela era a única fonte de luz durante as noites escuras. Hoje ela é bem comum, é feita de parafina. Por vezes ilumina, outras somente serve de decoração ou oração. Mas de onde surgiu a vela? E como ela era feita?

Na Antiguidade a vela era feita de junco pelado, umedecido com gordura animal ou sebo líquido e o pavio era feito de pelos dos animais. Há registros que mostram que também era feita de cera de abelha, mas precisava de grande quantidade para ser feita e isso a encarecia. A grande descoberta foi a estearina a partir do sebo, sua utilização com fio enrolado como pavio. A parafina, derivada do petróleo.

A verdade é que a vela já foi artigo caro. Trabalhoso de ser feito. Considerado artigo de luxo. Houve épocas em que era usada para medir o tempo, devido ao tempo de sua combustão. A dinastia chinesa Song utilizava velas como relógios.

E, para quem gosta de fazer experiências, que tal comprar velas coloridas e, com a ajuda de um adulto, criar arte, desenhos feitos com pingos de velas coloridos sobre o papel? Fica bem interessante e sensorial ao toque dos dedos.

Postar um comentário

*
*