Dicas de Leitura

Histórias com afeto, medo e rimas

layout_facebook_140722_4

Esta semana está muito especial, com dicas muito divertidas. A primeira delas é o livro Pequenos contos para sentir medo – histórias tradicionais de muitos lugares, de Christine Palluy.

pequenos contos para sentir medo

Afinal, quem é que não gosta de ouvir histórias de monstros e outras criaturas assustadoras, daquelas que fazem a gente ter vontade de se esconder debaixo da cama? As que foram reunidas neste volume nem são tão terríveis assim, pois apesar dos personagens pavorosos – um dragão japonês de oito cabeças, uma feiticeira russa, alguns trolls noruegueses, entre outras criaturas assustadoras – todas terminam com uma lição valiosa: a esperteza e a sabedoria sempre vencem o medo e a força bruta. Ilustrados por vários artistas, os dez contos são provenientes de diversos locais: Noruega, Espanha, Alemanha, França, Japão, Senegal, Cabília (na Argélia), Rússia, Irlanda e China. Da mesma série, foram publicados também os volumes Pequenos contos para crescer e Pequenos contos para rir.

visitas a casa da vovo

O segundo livro é cheio de rimas e conteúdo e bem adequado para a comemoração do dia da vovó, é o Visitas à Casa da Vovó, de Elias José. A publicação trabalha o mundo familiar do leitor infanto-juvenil ao utilizar a figura da vovó. A cada rima de Elias José há um toque de infância e magia de estar com essa figura tão querida. As ilustrações dançam em meio a cores vibrantes, dando movimento e agilidade a cada palavra lida. A obra az parte da Coleção PATATI-PATATÁ que pretende levar a criança a se divertir com as palavras, a ler expressivamente e a produzir novos textos de sua imaginação.

como ensinar seus pais a gostarem de crianças

Por último, a dica é o Como ensinar seus pais a gostarem de livros para crianças, de Alain Serres e Bruno Heitz. É uma história para todas as idades, dos pequenos leitores aos educadores, particularmente àqueles que trabalham com a formação de leitores literários. De forma lúdica e bem-humorada, os autores provocam os adultos, estimulando-os a conhecer e mergulhar no universo encantador do livro para crianças. Um livro recheado de ideias geniais que vai ajudar as crianças a convencer qualquer adulto de como ler pode ser divertido, ou engraçado, ou assustador, ou fantástico, ou triste, ou emocionante, ou tudo isso junto.

 

Postar um comentário

*
*