Dicas de Leitura

Histórias de estrelas e meninas sem palavras

Com base no tema da estrelinha cadente, esta semana a nossa dica literária começa o com o livro O Mistério da Estrela Cadente, de Luci Guimarães Watanabe, ilustrado por Paulo Lyra.

A obra conta a história de um visitante inesperado que aterrissa na fazenda da Cachoeira, e promete momentos eletrizantes e misteriosos. Era mesmo uma estrela cadente? Ou um meteoro? Seja o que for, todas as ocasiões sinistras e impressionantes estão garantidas. E será que essa turma vai descobrir que telepatia pode levar mais que uma mensagem? Pode levar um amigo? Só lendo para saber.

Na sequencia, e ainda falando de estrelas, a publicação A Culpa é das Estrelas, de John Green narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer – a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Um livro inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Por último, a sugestão é A menina Sem Palavra, de Mia Couto, com dezessete contos escritos em fases distintas da carreira do escritor Mia Couto e compõem um panorama surpreendente do universo infantil em Moçambique. Acostumados a reconhecer nos povos africanos a violência e a miséria, o leitor encontrará nessa seleção uma delicadeza que não se vê nos relatos oficiais. As histórias selecionadas mostram a complexidade que move as relações familiares, a orfandade em um país que viveu por anos em guerra, a realidade das crianças submetidas ao trabalho infantil e os resquícios da luta pela independência.

Postar um comentário

*
*