Dicas de Leitura

Histórias de pescador com conchinhas e bichos do mar

O mar tem seus encantos e curiosidades. Entre eles, as conchinhas da praia. E para quem curtiu o tema da semana sobre as conchas, a gente sugere o livro Ouvindo as conchas do mar, de Luciano pontes. A história fala de Caíque, que era o filho de um pescador, com quem morava numa pequena aldeia de uma ilha. Caíque é um menino muito especial. Por se sentir muito sozinho quando seu pai precisava viajar para o alto mar, ganhou uma concha tão especial quanto ele: ela era capaz de contar todos os segredos da imensidão do mar azul! Ouvindo as conchas do mar traz ainda a poesia das ilustrações do premiado André Neves – outro pernambucano que cria textura originais e belas composições com o recurso de varias colagens.

ouvindo

E já que a gente gosta tanto de mar, nada mais legal do que saber um pouco mais sobre os bichos que lá vivem. Daí, indicamos a obra Bichos do Mar, de autoria da bióloga Estéfane Cardinot Reis. O livrinho traz ilustrações de Mauricio Negro, além de muitas fotografias sugeridas pela autora.

bichos_mar

Nele, a autora convida o leitor para uma aventura irresistivelmente encantadora: tomar fôlego, mergulhar na imensidão do oceano e se deparar com informações surpreendentes sobre os mais diferentes tipos de animais marinhos: fósseis, peixes, répteis, mamíferos e aves. A cada página o leitor encontra ilustrações de qualidade, um repertório significativo de conhecimento e detalhes curiosos que despertam interesse durante a leitura.

caracol

A última indicação é a publicação É um caracol, de Guido Van Genechten. Esta coleção, destinada às crianças de 0 a 4 anos, leva o leitor a se deparar com imagens diferentes que estimulam sua imaginação. Dizer qual é o animal que aparece na ilustração, dar um nome a ele, inventar uma história para cada figura, notar a diferença física entre eles é apenas o começo da brincadeira.

Postar um comentário

*
*