Dicas de Leitura

Histórias de ursos engraçados, esfomeados e musicais

Nesta semana uma de nossas temáticas foi sobre o ursos e sua alimentação. Sendo assim, nossas dicas seguem o mesmo tema. Para começar nossa sugestão é o livro Fome de urso, de Heinz Janisch, ilustrador por Helga Bansch. Hugo, O Urso, acordou com uma fome gigante. Uma abelha cochicha em seu ouvido que ele deve procurar as Montanhas de Mel.

259822-gg

Então, ele sai à procura de seu alimento. Mas será que as montanhas ficam próximas ao Lago de Leite, como disse o Gato? Talvez as Montanhas de Mel fiquem atrás da Grande Pirâmide de Queijo, como informou o rato. O problema é que nenhum animal sabe dizer ao certo como chegar lá! Mas Hugo não desiste de sua busca! No fundo, ele sabe que as Montanhas de Mel existem!

680247-gg
Na sequencia, a dica é a obra O urso com música na barriga,  de Erico Verissimo, ilustrado por Eva Funari. A importância das relações afetivas e o desafio de expressar os próprios sentimentos são os principais temas de O urso com música na barriga, um clássico para crianças de autoria de Erico Verissimo, um dos maiores escritores brasileiros. Publicado pela primeira vez em 1938, o livro conta a história de uma família de ursos que mora no Bosque Perdido, um lugar onde a bicharada faz a festa: o Tucano-Narigão declama versos, o Macaco-Patusco vende frutas no mercadinho, a Vaca-Amarela fornece leite para a freguesia e o Jacaré-Deixa-Estar tenta engolir a lua refletida na Lagoa Espelho. A vida era calma na família do Urso-Pardo, marido da Ursa-Ruiva e pai do Urso-Maluco. Até que uma ideia de Dona Ursa-Ruiva muda toda a história: ela decide encomendar à Cegonha uma irmãzinha para o Urso-Maluco. Este, todo animado, escreve uma carta à Cegonha-Cor-de-Rosa pedindo não uma irmãzinha, mas um irmãozinho – e com música na barriga. O pedido do Urso-Maluco é atendido e começam as aventuras de um urso diferente. O dr. Cavalo quer operá-lo, mas Pai-Urso e a Mãe-Ursa não deixam. O Urso-com-Música-na-Barriga precisa descobrir como fazer com que entendam a sua linguagem. Ele vai crescendo até o dia em que é confundido com um urso de brinquedo e vai parar na casa de um menino muito rico, onde corre sérios riscos de vida.

754223-gg
Por fim, um grande clássico da nossa infância, Cachinhos Dourados e os três ursos, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Cores, ilustrações feitas com recortes, texto curto e grande formato do objeto livro, elementos privilegiados para chamar a atenção dos pequenos leitores. Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, com delicadeza nos traços e nas palavras, reconta a história de Cachinhos Dourados e a casa da família Urso.

Compartilhe:

Postar um comentário

*
*