Dicas de Leitura

Histórias divertidas para ler e contar

layout_facebook_150127_4

E as férias continuam com muita diversão e histórias legais. A nossa primeira dica vai para pessoas que gostam de se aventurar na arte de entreter e contar histórias para a criançada: “A arte de cantar e contar histórias”, de Bia Bedran. Quando se trata da arte de cantar e contar histórias, o nome de Bia Bedran é uma das primeiras referências que costumam ser evocadas. Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, Bia construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro.

arte_de_cantar_e_contar_historias_blog

Bia Bedran também é graduada em musicoterapia e em educação artística e mestre em ciência da arte. E neste livro, um rico estudo sobre narrativas orais e processos criativos, ela aborda, utilizando bibliografia bem-fundamentada, a importância da palavra contada, multiplicadora de possibilidades criativas. A arte de cantar e contar histórias é um livro que reúne ternura, história e rigor acadêmico, ideal para quem reconhece o valor de uma história bem-contada.

historias_que_se_escondem_na_floresta

A segunda dica de livro é o “Histórias que se escondem na floresta”, de Fernanda Zulzke Galli, que fala dos segredos que as florestas guardam há milênios. Cauã, um menino que sempre morou na cidade e nunca se interessou muito por essa coisa de natureza, nem podia imaginar! Ao viajar nas férias para a fazenda de sua prima, tem incríveis surpresas! Conhece um “ser encantado” que possui a sabedoria de centenas de anos e com ele aprende a importância da preservação ambiental. Começa a olhar o mundo à sua volta de maneira completamente diferente. Os animais, as plantas e árvores passam a ter um valor inestimável. Uma história que mostra, por meio de uma amizade estimulante entre um menino e sua prima, o quanto ainda existe para ser descoberto quando o assunto é a ligação entre todos os habitantes da Terra e a natureza.

noites_brancas_e_outras_historias

Por fim, uma sugestão de leitura clássica, o Livro “Noites Brancas e Outras Histórias”, de Fiodor M. Dostoievski. A imensa obra do romancista russo Fiodor Dostoiévski foi uma das mais influentes de seu tempo e a que mais fascínio despertou, quer pelos conflitos de seus personagens, quer por seus temas invulgarmente complexos. O romance Noites Brancas – “o romance de um sonhador”, como o próprio autor o define no início da obra – foi publicado em 1848. A sua ação, toda impregnada de um intimismo delicado, decorre em São Petersburgo (atual Leningrado). Na cidade fria, buliçosa e distraída cruzam-se duas linhas de duas vidas e dois destinos. O romance foi filmado mais de uma vez com grande sucesso. Neste volume foram incluídas mais quatro histórias do célebre escritor russo.

Postar um comentário

*
*