Dicas de Leitura

Histórias repletas de estrelas e planetas

Essa semana falamos sobre planetas. Pensando nisso, a primeira sugestão é a obra Reis e planetas, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Quando olhamos para o céu, podemos imaginar planetas de todos os jeitos e cores num universo infinito. Nesta aventura, você irá conhecer dois destes planetas, um bem diferente do outro… Nesta história, a autora convida o leitor a viajar pelo espaço e refletir sobre o mundo que o cerca!

reis_e_planetas

Seguindo o mesmo tema, a segunda dica é Estrelas e planetas, de Pierre Winters, ilustrado por Margot Zemach. Você quer saber tudo sobre estrelas e planetas? Aqui, você terá muitas informações sobre a Terra, a Lua, o Sol, as estrelas e outros planetas. Por que existe o dia e a noite? Por que o formato da Lua muda? O Sol é uma estrela? Que planetas existem? Para essas e muitas outras dúvidas, você terá respostas. Neste livro há abas com muitas informações sobre o sistema solar, assim você poderá se transformar num verdadeiro sabe-tudo.

estrelas_e_planetas

Por último, a indicação é a obra A reunião dos planetas, de Marcelo R.L.Oliveira, ilustrado por Silvia Ribeiro Spacca. A reunião dos planetas é uma narrativa que passa ao leitor informações sobre astronomia, mitologia grega, política e preservação ambiental – e faz isso de um modo que conserva todas as características de uma boa história. O enredo é original: os planetas do Sistema Solar organizam uma assembleia para debater os graves problemas que têm afetado um de seus membros, a Terra.

reuniao_dos_planetas

Quem preside a reunião é Júpiter, que, à sua maneira, explica o seguinte: o que preocupa os planetas é o fato de as características da natureza terrestre serem sistematicamente alteradas, o que pode ter consequências sobre os outros integrantes do Sistema. Além de dar traços humanos a seus personagens, o autor também usa a astronomia para caracterizá-los. Aprendemos, por exemplo, que à noite a temperatura em Mercúrio cai para -170 graus centígrados e o planeta congela, ou que os anéis de Saturno, dependendo da posição do planeta, refletem a luz do Sol para a maior parte do Sistema Solar. No final do livro há uma “ficha técnica” de cada personagem. Há também um glossário de termos e expressões que aparecem na história, como “asteroide”, “conjunção planetária”, “massa”, “poeira cósmica”, “zero absoluto”, etc.

Postar um comentário

*
*