Atividades Dicas

Horta em casa ajuda a criança comer melhor

Seu filho não gosta de comer legumes e verduras? Uma sugestão é estimular a meninada a comer o que planta, fazendo uma horta. É uma divertida experiência que pode trazer benefícios em forma de nutrientes e deixar a alimentação deles mais saudável, e além de tudo, orgânica, livre de agrotóxicos. É possível fazer isso com eles em qualquer espaço: na área livre do condomínio (veja com o síndico se não haverá problemas), na varanda, na sacada da janela, na cozinha, ou mesmo no quintal e jardim, se você morar em casa. Confira as nossas dicas, chame todos da família e coloque a mão na massa, ou melhor, na terra! 

1 – Pequenos espaços: Você pode utilizar latas, potes de vidro, caixas de madeira, garrafas PET, vasos de planta comum, entre outros. Use a criatividade.  Pode fazer uma horta vertical pendurada por cordas, parafusada na parede, na sacada ou mesmo no chão da varanda, da sala. A ideia é aproveitar qualquer cantinho com espaço, por menor que seja.Se você fizer os próprios jarros, com latas, por exemplo, não esqueça de fazer furinho no fundo para não acumular água e estragar a sua plantação. 

2 – Local iluminado: O ideal é que tenha um cantinho que leve um pouco de sol. Mas e o que plantar? Ervas, hortaliças, leguminosas e até frutinhas. Algumas se dão bem em qualquer lugar. Alface, cebolinha, coentro, salsinha, manjericão, morango, cenoura, beterraba, repolho, tomate cereja etc.

3 – Material necessário: Compre uma terra de qualidade. Providencie adubo e pesquise sobre o tempo e a quantidade de água de cada vegetal, pois são diferentes. As sementes podem ser compradas em mercados e supermercados, lojinhas especializadas ou mesmo utilizar o próprio vegetal, seja semente ou raiz, para ser plantado.  

Depois que você fizer a horta, cuidar com carinho e quando já a plantação estiver grandinha e pronta para o consumo é só começar a segunda parte da brincadeira: na cozinha! Inventem receitas e formas de uso, pesquise e incentive os pequenos a cuidar e gostar de comer! Muitos pais têm dificuldades em fazer com que o filho prove novos alimentos, novos sabores. Mas ao invés de forçar que ela coma, o importante é fazer com que a criança se sinta parte de todo o processo. Uma sugestão é levá-la ao mercado, por exemplo. Desta maneira, ela vai escolher com você o alimento, vai tocar, cheirar e vai criar expectativa para comer. Ao chegar em casa, deixe que ela também faça parte do preparo da receita.

Outra sugestão é ter uma horta em casa. Isso pode incentivar a criança a comer legumes e verduras. Já imaginou ela cuidar do próprio alimento desde a semente? Elas vão plantar, colher, criar receitas e descobrir novos sabores.
E se você gostou da ideia da horta em casa, nós temos as dicas para preparar uma com os seus filhos. O melhor de tudo é que não é necessário um espaço muito grande. Se você mora em apartamento, use a varanda. Se não tem varanda, use a área de serviço.

São vários os temperos e ervas que podem ser cultivados em vasos: cebolinha, salsinha, manjericão, alecrim, orégano, coentro… Alguns desses temperos você encontra em lojas de jardinagem na forma de mudas ou de sementes.

Para montar os vasinhos, você vai precisar de:

  • Vaso com furos para drenar a água;
  • Pedrinhas para ajudar na drenagem;
  • Pedrinhas para cobrir e decorar o vaso;
  • Mistura de terra + humus de minhoca + areia.

Se você optou por mudas, coloque as pedrinhas no fundo do vaso e coloque a mistura de terra por cima. Faça uma camada de terra, coloque as mudas, preencha os espaços com mais terra e cubra a terra com pedrinhas (elas vão ajudar a manter a umidade e deixar o vasinho bem mais bonito).

Já se você comprou semente, a montagem do vaso é diferente. Coloque pedras e a mistura de terra no vaso, espalhe as sementinhas e cubra com mais 1 dedo de terra. Regue com frequência. Depois de alguns dias, você vai começar a ver brotos verdinhos nascendo no seu vaso. Tenha certeza que as crianças vão vibrar ao ver a plantinha nascendo.

Postar um comentário

*
*