Dicas

Jogos e brincadeiras que educam

Quem acha que a criança não aprende brincando está muito enganado. Até os 08 anos a criança necessita de brincadeiras para se desenvolver. É nos jogos que ela aprender a viver em sociedade e a respeitar o próximo, é brincando que ela também vivencia a importância de se ter regras no dia a dia da vida dela. Até atividades simples, como o Jogo da Velha, por exemplo, podem estimular o desenvolvimento infantil. Pensando nisso, pesquisamos algumas brincadeiras que podem fazer o dia a dia do seu filho mais divertido, e o que é melhor, ele vai aprender muito!

Um jogo simples e divertido, que pode ser feito com crianças a partir dos 08 anos, é o Jogo do Dicionário. Com ele, a criança aprende a usar o dicionário corretamente, além de despertar o interesse pela descoberta de novas palavras e o espírito de pesquisa. Para jogar, é preciso que seu filho chame os amigos. Quanto mais criança participar, mais animada fica a brincadeira.

COMO FAZER: Com uma caneta, divida uma placa quadrada de EVA de 80 centímetros de lado em 16 espaços. Cada um deve ter 20 centímetros. Em outro pedaço quadrado de EVA de 60 centímetros de lado, risque nove casas. No mesmo material, faça um alfabeto completo e mais um jogo só de vogais. As letras têm de medir de 16 centímetros a 18 centímetros de altura. Num dos diagramas, fixe as consoantes com cola quente e no outro, as vogais. Como há 21 consoantes e o diagrama tem apenas 16 casas, elimine as menos comuns: k, x, y, w e z. Na tabela das vogais, repita algumas. Providencie um dado grande e confeccione um saquinho. Todas as crianças precisam de um dicionário.

COMO JOGAR: Divida as crianças em duas equipes. Sorteie duas crianças de cada grupo: uma jogará o dado e a outra será o porta-voz. Os times estabelecem quem inicia a partida. O primeiro grupo joga o dado. O número que sair será o correspondente ao de arremessos de um saquinho de areia nos diagramas. Se o saquinho cair entre duas letras, ela tenta de novo. Seu objetivo é formar o início de uma palavra que o grupo vai completar usando o dicionário. Enquanto saem as letras, as crianças dos dois grupos acompanham a sequência da palavra no dicionário. Depois de acabados os arremessos, dê 30 segundos para que o porta-voz do grupo levante a mão, leia a palavra e seu significado. O adulto confere se o termo está de acordo. Caso não esteja, a outra equipe tem a chance de responder. Nem sempre é possível formar palavras, mas isso não é problema. O jogo combina sorte e conhecimento. A criança que está jogando o saquinho acaba mirando em letras que formam uma palavra que ela tenha em mente. Não é necessário acumular pontos. A cada rodada uma equipe sai vencedora. Da próxima vez, um integrante da equipe adversária joga o dado.

Com informação da Revista Nova Escola

2 Comentários

  1. Na verdade aprendemos todos. Foi esta a ideia que norteou Maria Montessory a criar os Jardins de Infancia
    Postado em 23 de fevereiro de 2012 às 11:59

    Na verdade, todos nós aprendemos. Foi esta premissa que norteou Maria Montessory a criar os jardins de infancia.

    • Bloguito
      Postado em 23 de fevereiro de 2012 às 12:50

      Obrigado pelo seu comentários. Realmente, a brincadeira é muito importante no desenvolvimento das crianças. Que as crianças brinquem cada vez mais! =)

Postar um comentário

*
*