Dicas

Leitura na infância: incentive o seu filho a ter amor pelos livros

O hábito da leitura deve começar desde cedo. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que o seu filho crie laços com a literatura?

Segundo especialistas, o comportamento da família influencia diretamente nos hábitos da criança. “Se os pais leem muito, a tendência natural é que a criança também adquira o gosto pelos livros”, afirma Rosane Lunardelli, doutora em Estudos da Linguagem e professora Universidade Estadual de Londrina (UEL), em entrevista ao site Educar para Crescer.

É tarefa dos pais (ou responsáveis) mostrar para os pequenos que a leitura é uma atividade prazerosa, e não apenas como uma obrigação imposta pela escola. Para conseguir despertar o interesse da criança, a família pode colocar em prática diversas atividades, como misturar leitura com brincadeiras. Leia a seguir dicas para transformar o seu filho em fase de alfabetização em um pequeno grande leitor:

1. Respeite o ritmo do seu filho. Cada criança tem o tempo de aprendizado. Não importa se o livro que ele escolheu seja infantil demais. O importante é ter o livro sempre presente.

2. Siga o gosto do seu filho. Ele vai sentir mais prazer lendo livros que tem haver com a sua realidade. Se ele não gosta dos clássicos, deixe-o ler os de super-heróis.

3. Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano. Exemplo, você foi ao Zoológico, que tal ler um livro relacionado aos animais?

4. Incentive a leitura antes de dormir. Faça com que eles leiam todas as noites. E, se ele ainda não for alfabetizado, conte histórias para ele antes de dormir.

5. Improvise representações dos livros. Concluída a leitura de um livro, os pais podem organizar peças de teatro baseadas na obra. Esse exercício vai fazer com que o seu filho desenvolva mais ainda a criatividade.

6. “Publique” o livro do seu filho. Peça para ele escrever um pequeno livro, ilustrando com desenhos ou recortes de revistas. Após pronto, encaderne e coloque na biblioteca da casa.

7. Organize um clube do livro. Organize uma tarde de leitura com os amigos do seu filho. Eles vão adorar.

8. Ajude-o a ler melhor. Muitas crianças ficam frustradas por ler muito devagar em voz alta. Se é o caso do seu filho, você pode ajudá-lo fazendo exercícios, como cronometrar o tempo que ele leva para ler um texto ou o trecho de um livro em voz alta. Mas lembrando que cada criança tem o seu ritmo. Essa atividade é só um estímulo.

9. Não pare de ler para ele. Após a alfabetização, é importante incentivar que a criança leia sozinha, mas isso não significa que você deva parar de ler para ela. Quando um adulto lê em voz alta um livro um pouco mais difícil, a criança é capaz de compreendê-lo, o que provavelmente não aconteceria se ela estivesse lendo sozinha.

10. Frequente livrarias e bibliotecas. Transforme as idas a livrarias, bibliotecas e feiras do livro em um programa de fim de semana.

 

Com informações do site: Educar para Crescer

 

 

2 Comentários

  1. Cledir Rodrigues
    Postado em 1 de setembro de 2015 às 13:10

    Minha filha é a prova disso, com apenas oito anos escreveu e ilustrou o livro ” Sou uma pop star”, lançado na Bienal do Livro 2014 em São Paulo, Luciana Beatriz está com onze anos e incentiva outras crianças que elas também podem.

    • Bloguito
      Postado em 29 de outubro de 2015 às 19:37

      Cledir! Que notícia boa. Que a sua filha continue a ler e a escrever. Queremos ver outros livros dela publicados.

Postar um comentário

*
*