Dicas de Leitura

Leituras carregadas de sensibilidade e pedras

Esta semana falamos sobre as pedras Stonehenge. Inspirado no tema, a gente indica algumas leituras divertidas em cima de pedras. A primeira obra é Cidade dos carregadores de pedras, de Sandra Branco. A leitura convida-nos a uma incursão para dentro de nós mesmos. Pedrinho sempre acreditou que todos deveriam carregar pedras (as próprias e as dos outros), até o dia em que viu uma bela menina de olhos amendoados que não carregava nenhuma pedra. Ele quis saber de onde vinha essa história de carregar pedras. Será que é mesmo necessário levar uma vida cheia de culpa e medo, sem refletir sobre atitudes tristes e rotineiras que arrastamos pesadamente durantes várias gerações? Um livro para ser lido pelas crianças para os adultos.

cidade_dos_carregadores

A segunda sugestão de leitura é O colecionador de pedras, de Prisca Agustoni. A obra fala de um menino que ensina que a arte da escuta, da conversa com o olhar é o caminho para encontrar sentido e beleza no singelo. Um conto terno, com o sabor das lendas contadas de geração em geração. É a história do encontro de Ambaye e Noémia, dois jovens à procura de algo que preencha sua vida, em busca de seu destino. Ambaye adora pedras e, por causa delas, abre-se para o mundo, percorrendo sozinho os caminhos e colecionando as pedras que encontra. Apesar disso, não está só, pois guarda suas raízes em seu coração.

colecionador_de_pedras

Noémia, ao contrário, vive fechada em si mesma, triste e sozinha depois que sua tribo foi despovoada. É incapaz de notar as belezas sutis escondidas nas pequenas coisas. Ambaye resgata seus conhecimentos ancestrais, utiliza a arte da escuta, da conversa com o olhar e, finalmente ele e Noémia descobrem o sentido da amizade e do diálogo que une as pessoas. O colecionador de pedras tem o sabor das lendas contadas de geração em geração, que expressam a crença no ser humano, nas relações interpessoais e nas razões de ser dos acontecimentos naturais.

o_ultimo_portal

Por fim, a indicação é O último portal – o segredo das pedras – volume 1, de Eliana Martins e ilustrado por Silvia Ribeiro Negreiros. Localizado no interior da Terra, o Mundo das Pedras era um lugar tranquilo. Até que Espinélio, um de seus poderosos habitantes, decidiu procurar a chave do portal para o mundo dos humanos. Então escravizou seres dos reinos vizinhos e começou a explodir as formações rochosas do lugar. Para combatê-lo, mestre Rutilo enviou à superfície um homenzinho verde chamado Flint. Sua missão é contatar o professor Feldspato Pedroso da Rocha, famoso especialista em mineralogia. Mas Feldspato desaparece misteriosamente. Felizmente restam outras pessoas para ajudar: a menina Dara, colecionadora de pedras, e o garoto Caio, fanático por futebol. O último portal é uma viagem misteriosa e empolgante rumo ao centro da Terra, em que o leitor faz uma exploração dos universos da mitologia e da ciência, além de conhecer melhor a história do país e o interior de si mesmo.

Postar um comentário

*
*