Dicas de Leitura

Leituras cheias de curiosidades e aventuras

As aulas começaram e lá vai começar tudo de novo, é fato, mas nem por isso é preciso largar o prazer da leitura. Afinal, enquanto os professores não passam os livros para leitura, você pode ir se deleitando com histórias legais. Nossa primeira dica é O pequeno livro, Marcelo Cipis. Em O pequeno livro, Marcelo Cipis produz uma releitura de personagens que percorre desde clássicos da literatura a tipos sociais, imaginados ou reinventados. Das palavras e ilustrações do autor surgem situações fantásticas, fazendo emergir um universo único no qual a realidade não é mais como nós sempre a vimos, mas sim um mundo novo, criado pela imaginação de Marcelo Cipis.

pequeno_livro

na sequencia a dica é a obra Inferno no colégio interno, de Lemony Snicket, ilustrado por Brett Helquist. Nada de aventuras emocionantes com final feliz: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são legais e inteligentes, mas a vida deles está repleta de má sorte e infelicidade. Em Inferno no colégio interno, os três irmãos enfrentam caranguejos, provas hiper-rigorosas e os castigos de um internato.O colégio se transformou em mais um desastroso episódio de suas vidas horríveis. Desta vez, eles precisam escapar de fungos gotejantes e assistir a recitais de violinos, além de entender o complicado sistema métrico e suportar os exercícios de D.O.R.Violet, Klaus e Sunny têm o poder de atrair desgraças. Quem gosta de histórias alegres não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois as histórias dos Baudelaire são sempre uma desventura pior do que a outra. Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.

inferno_colegio

Por fim, um livro bastante didático para as crianças, Tem uma semente na barriga da mamãe, de Christiane Gribel. História de Christiane Gribel é contada em primeira pessoa por uma garotinha: Outro dia eu notei uma coisinha esquisita na mamãe. Ela estava com a barriga parecida com a do papai. Ao ser indagada pela filha sobre o tamanho da barriga, a mãe explicou que o pai tinha posto uma sementinha ali. A menina, a partir daí, usa a imaginação e cria várias hipóteses sobre do que seria a semente. A narrativa, criativa e bem contada, ainda ganha com as ilustrações em bricolage que convidam a uma leitura prazerosa em busca da resposta: De onde vêm os bebês?

tem_uma_semente

Postar um comentário

*
*