Dicas de Leitura

Leituras cheias de sabores e variedades

A natureza é rica e nos deu muitas frutas diferentes para serem saboreadas. Por isso, que tal descobrir um pouco sobre elas? A nossa primeira sugestão é a obra A Descoberta das Frutas, de Hernâni Donato. Neste livro, o historiador e jornalista Hernâni Donato conta a lenda dos índios carajás sobre a descoberta das frutas. Num tempo distante, os índios só se alimentavam de capim e da carne dos animais que caçavam. O Curupira, protetor da floresta, apareceu para mostrar que eles deveriam plantar as frutas e as raízes para aproveitar melhor a natureza.

descoberta

Na sequencia, a dica é o livro A esperança é uma menina que vende frutas, de Amrita Das. Viajando de trem para uma cidade grande, uma garota sobe em seu beliche. Silenciosa, mas com olhos que parecem dizer muitas coisas, e permanece ali, sem comida e companhia. É com essa recordação que Amrita Das inicia este livro, resultado de uma oficina de texto e ilustração que cursou em Chennai, na Índia. Como uma das mais importantes representantes da arte folclórica indiana chamada mithila, a artista aproveita este espaço para falar sobre as dificuldades de uma infância pobre, a vida das mulheres na Índia e a luta pela liberdade em uma sociedade patriarcal, entre outros assuntos que, de uma forma ou de outra, dizem respeito a todos nós. Através de belas palavras e imagens, ela apresenta a sua história e dissemina um pouco da esperança que parece acompanhar sua arte.

esperanca

E para quem gosta muito de maçã, a dica é o livro Maçã, equilíbrio e saúde, de Maureen Lemos Gregson. Quem não gosta de maçã? A maçã é uma das frutas mais antigas e mais cultivadas do mundo. É rica em vitaminas, sais minerais, carboidratos e fibras, além de nutrientes de alto poder nutracêutico, que fazem da maçã um excelente alimento funcional. Evitar coágulos sanguíneos e derrames, regular o sistema nervoso, evita problemas de pele e do aparelho digestório, prevenir a fadiga mental, contribuir para a formação de ossos e dentes, manter a boa taxa de colesterol e auxiliar no emagrecimento são alguns dos benefícios dessa maravilhosa fruta. Por tudo isto, comer maçã, de preferência todos os dias, é uma maneira deliciosa de se manter sempre saudável.

maca

Postar um comentário

*
*